UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

História

Você está em: História

O NETEC surgiu em 2003, por iniciativa dos professores José Antonio Aravena Reyes, Mauricio Leonardo Aguilar Molina e Waldyr Azevedo Junior, com intuito de dar continuidade aos trabalhos iniciados no extinto PRO – Departamento de Fundamentos de Projeto – e articular pesquisa e desenvolvimento em diferentes áreas relacionadas com Projeto e Design, Educação e Tecnologia, Educação em Engenharia, e Tecnologias da Informação e da Comunicação. A partir de 2016, depois da aposentadoria do Prof. Waldyr, incorporou-se à equipe o Prof. Antônio Eduardo Polisseni, que veio contribuir com sua experiência em projeto e gestão de grandes obras.
Desde seus inícios, no NETEC começou a haver um questionamento ao peso da tradição racionalista nos modelos de ensino vigentes, questionamentos esses que ganharam forma através de uma série de trabalhos acadêmicos apresentados em diferentes meios. O trabalho “Filosofia de Projeto: Fundamentos e Críticas num Campo Emergente de Pesquisa” coroou uma etapa frutífera de discussões no extinto PRO, na qual muitas questões relacionadas com o papel projeto na formação dos engenheiros foram levantadas.
Em paralelo, houve preocupação no NETEC com o mundo além das fronteiras da academia e, assim, procurou se envolver em projetos com a indústria, incentivando participação de discentes de diferentes cursos da UFJF. Nesse sentido, um projeto de grande importância foi o desenvolvimento de sistemas de informação de gestão para a empresa DaimlerChrysler do Brasil. Entre os anos 2004 e 2006, foram desenvolvidos softwares para: Gestão de Pessoas por Competências, Gestão Integrada de Saúde, Emergências e Meio Ambiente, e Controle de Qualidade do Processo Produtivo do modelo Classe C, que naquela época era fabricado na fábrica de Juiz de Fora. A qualidade desse trabalho fez com que o trabalho “Recursos Humanos: um modelo de Gestão por Competências” fosse distinguido com Menção Honrosa na trilha “Trabalho de Negócios”, no evento CATI 2005, organizado pela FGV.
Vários eventos foram organizados no âmbito do NETEC, dentre os quais o Seminário “Gerenciamento de Projetos de Grandes Obras”, em setembro de 2005, no qual foram destacadas as competências de gestão necessárias ao exercício profissional no campo da Engenharia Civil e a necessidade de incluir tais competências na formação dos engenheiros civis na UFJF.
O workshop “Atualidade e Perspectivas da Engenharia Civil”, realizado em setembro de 2010 , marcou outro momento importante dentro das atividades do NETEC em prol da definição do perfil do profissional dos formandos do curso de Engenharia Civil da UFJF.
Em outubro de 2011, no marco da XXXIV Semana da Engenharia, foi organizado o Seminário “Industrialização da Construção Civil e o Currículo do curso de Engenharia Civil da UFJF”.
Em outubro de 2013 foi organizado o Seminário “Novos Paradigmas no Projeto, Planejamento e Gestão da Produção na Indústria da Construção Civil”, abrindo caminho para um novo cenário: o BIM.
O NETEC desenvolve suas atividades na sala 4146 e, nesse espaço consta coma instalações de laboratório para desenvolvimento das suas diferentes atividades, tendo se tornado desde então uma escola para um grande número de discentes da nossa Faculdade, que adquirem conhecimentos fundamentais para as carreiras deles.
Na atualidade, os interesses de trabalho do NETEC giram em torno da área de Projeto e Gestão, tendo como eixos o Gerenciamento de Projetos, as tecnologias da Informação e o BIM.