UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Análise de Risco em Construção Civil

Você está em: Disciplinas > Análise de Risco em Construção Civil

A disciplina Análise de Risco em Construção Civil possui 4 créditos e é destinada ao estudo dos riscos no ciclo de vida útil do projeto (CVP), abordagem probabilística e gestão de risco, além de estudos de casos demostrando as lições aprendidas com as experiências práticas.

Responsável : Prof. Dr. Antonio Eduardo Polisseni

Créditos: 04

Horário : quarta-feira : 14 as 18

INTRODUÇÃO

O sucesso de um empreendimento de engenharia passa, sem dúvida alguma, sobre o conhecimento da gestão e da análise de riscos da obra como um todo (projetos, tecnologias construtivas, gestão etc.)

Um projeto de engenharia pode ser entendido como sendo um esforço temporário empreendido para materializar uma obra. Ele consumirá tempo, recursos e deverá ser executado com qualidade técnica para atender as necessidades do usuário e/ou cliente. Assim sendo, a execução de uma obra está exposta a uma série de riscos que devem ser gerenciados durante todo o CICLO DE VIDA DO PROJETO (CVP), ou seja, desde a fase de concepção da obra até a fase de sua entrega.

Desta forma, é importante e oportuno que o futuro profissional de engenharia civil tenha conhecimento de como avaliar os riscos durante o CVP a fim de mitigá-los, uma vez que eles podem gerar consequências danosas à obra, tais como: manifestações patológicas, estresses de obra, gastos financeiros não previstos, acidentes graves no canteiro de obras, ou até mesmo sua inviabilização.

JUSTIFICATIVA

A gestão e análise de riscos nos cursos de engenharia civil no Brasil, geralmente, não são abordadas em termos de uma disciplina específica ou, quando faz parte da grade curricular, é focada somente sob a ótica dos riscos de engenharia de segurança do trabalho ou sob aspectos de engenharia ambiental. A relevância do tema análise de risco em termos de obra, dentro de uma visão sistêmica e das viabilidades técnica e econômica, é pouco considerada nos currículos.

Considera-se que a abordagem da disciplina “Análise de Risco em Construção Civil”, ora proposta para compor a grade curricular do Curso de Engenharia Civil, da Faculdade de Engenharia da UFJF, seja de grande importância para que alunos e futuros profissionais de engenharia civil, estejam em consonância com as exigências de formação da realidade atual do mercado de trabalho.