UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

LITEC – Laboratório de Inovação Tecnológica da Engenharia Civil

Você está em: Disciplinas > BIM (Tópicos Especiais em Gerenciamento II) > LITEC - Laboratório de Inovação Tecnológica da Engenharia Civil

LITEC – Laboratório de Inovação Tecnológica da Engenharia Civil

Netec – Departamento de Construção Civil

 

Membros do LITEC:

 

Introdução

A incorporação do BIM – Building Information Modeling, traz uma nova perspectiva para a indústria da Construção Civil e, nesse contexto, os esforços da equipe visam à incorporação deste novo paradigma na formação dos engenheiros civis da nossa Faculdade.

O LITEC – “Laboratório de Inovação Tecnológica na Engenharia Civil” – surgiu no primeiro semestre de 2013 como uma iniciativa piloto a partir da disponibilização de recursos pela Reitoria da UFJF. O objetivo fundamental do LITEC contribuir com a melhoria do curso de Engenharia Civil da UFJF através do apoio ao desenvolvimento de atividades de graduação tais como disciplinas eletivas relacionadas com os campos do Projeto Auxiliado por Computador e Gerenciamento de Projetos, numa perspectiva de inovação metodológica e tecnológica. Além disso, o LITEC fornece meios e suporte para atividades de flexibilização curricular, tais como projetos de Treinamento Profissional ou Iniciação Científica, sob a responsabilidade dos membros do LITEC, da Área de Projeto e Gestão do Departamento de Construção Civil da Faculdade de Engenharia da UFJF – CCI/Feng-UFJF.

Justificativa

A implementação de iniciativas para a difusão do BIM na esfera pública nos últimos anos teve seu auge com o lançamento da ESTRATÉGIA BIM BR, instituída pelo Decreto nº 9.377, de 17 de maio de 2018. Tal iniciativa vai no encontro da necessidade de melhoria no desempenho em obras de infraestrutura de grande porte que visam ao desenvolvimento do país. tais exigências colocam desafios e demandas significativos para a indústria da Construção Civil em termos de competitividade e produtividade, as quais, para serem atendidas, requerem de profissionais com competência e trânsito pelos novos conceitos que dão sustento à moderna Indústria da Construção Civil.

Neste contexto, a Área de Projeto e Gestão do Departamento de Construção Civil vem investindo esforços em prol da inovação na formação profissional dos seus alunos, incorporando mudanças nas disciplinas oferecidas e a proposta de novas disciplinas de caráter eletivo, visando dar conta das constantes mudanças no cenário profissional do setor da AEC, dentro das limitações de um currículo desatualizado.

Objetivos do LITEC

A incorporação de novas Tecnologias da Informação e da Comunicação ao setor traz uma série de vantagens que podem ser exploradas a partir da presente proposta:

O laboratório tem como objetivo fundamental o apoio ao desenvolvimento das disciplinas da Área de Projeto e Gestão do CCI numa perspectiva de inovação metodológica e tecnológica, através da incorporação de novas perspectivas metodológicas e tecnológicas, dentre as quais desponta o BIM como um novo paradigma na indústria da Construção Civil.

Recursos Disponíveis

Para alcançar os objetivos propostos, o LITEC conta com uma infraestrutura de rede constituída por:

Recursos de hardware disponíveis no LITEC

Recursos de hardware disponíveis no LITEC

Hardware

Software

Público Alvo

Alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura & Urbanismo da Faculdade de Engenharia da UFJF. O número de alunos atualmente atendidos por semestre é da ordem dos 60 em disciplinas relacionadas com Projeto Auxiliado por Computador e Gerenciamento de Projetos, além de projetos orientados pelos membros do LITEC.

Resultados Alcançados

Local de Instalação

O laboratório encontra-se provisoriamente instalado na sala 4146 (NETEC), ocupada pelos professores Aravena, Polisseni e Mauricio, membros do LITEC, na Faculdade de Engenharia da UFJF, até que seja definido um novo espaço pela Direção da Faculdade de Engenharia no contexto da ampliação das suas instalações.