UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Palestrantes

Você está em: I Seminário Internacional > Palestrantes

Dra. Susan McReynolds

Doutora em Literatura Comparada pela Havard University. Professora de Literatura Russa no Departamento de Línguas e Literaturas Eslavas da Northwestern University. Seus principais temas de pesquisas são Tolstói e Dostoiévski, literatura russa e filosofia russa e alemã; nacionalismo, antissemitismo e religião nos séc. XIX e XX. Autora de Redemption and the Merchant God: Dostoevsky’s Economy of Salvation and Antisemitism (Northwestern UP, 2008). Editou e revisou a tradução de Os Irmãos Karamazov (Norton Critical Edition, in 2011). http://www.slavic.northwestern.edu/people/faculty/mcreynolds-susan.html.

 

Dr. Maxim Shrayer

Doutor em Literatura Russa pela Yale University. Professor de Literatura Russa e Estudos Judaicos no Boston College. Seus principais temas de pesquisas são a literatura judeu-russa, literatura e cultura de imigrantes russos, poesia soviética, Shoah nos territórios soviéticos ocupados.  http://www.shrayer.com/about.html

 

Dr. Bruno Barreto Gomide

Doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp, com estágio de doutorado CAPES em Berkeley. Pesquisador visitante no Instituto Górki de Literatura Mundial (Moscou), na Universidade de Glasgow, no Púchkinskii dom (S. Petersburgo), em Harvard e na Universidade de Londres. Realizou cursos e estágios nas Universidades de Cambridge (Inglaterra), Illinois e Indiana (Estados Unidos), Linguística de Moscou, UERJ e em São Petersburgo. Foi palestrante convidado na Biblioteca Nacional Argentina, na Universidade de São Petersburgo, no Queen Mary College e em Yale. É criador e coordenador do grupo de literatura russa da ABRALIC. Desde 2005 é professor da Universidade de São Paulo, na área de Literatura e Cultura Russa. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em literatura e cultura russa de agosto de 2010 a agosto de 2014. Tem participado dos principais congressos e periódicos internacionais de eslavística. É pesquisador do CNPq desde março de 2012. Seus principais temas de pesquisa são a cultura russa e soviética, a história intelectual russa, a recepção da literatura russa no ocidente e paralelos entre a ficção russa e a brasileira.

 

Dr. Luiz Felipe Pondé

Doutor em em Filosofia Moderna pela Universidade de São Paulo. Professor no Departamento de Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi professor e pesquisador convidado University of Warsaw, Universität Marburg, University Of Tel Aviv, Universite de Paris VIII, Universidad de Sevilla e Universite Catholique de Louvain (nesta, de 2002 até o presente). Seus principais temas de pesquisas são Ciências da Religião e Filosofia da Religião. Autor de Crítica e Profecia: a Filosofia da Religião em Dostoiévski, Ed. 34.

 

Dr. Jimmy Sudário Cabral

Professor no Departamento de Ciência da Religião e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutor em Teologia pela PUC-Rio e Université de Strasbourg (2012). Sua tese versa sobre religião e tragédia no pensamento de Dostoiévski. Foi Visiting Scholar no Department of Slavic languages ​​and literatures of Northwestern University, Chicago (2016-17). Atua principalmente nos seguintes temas: religião e arte em Dostoiévski e Tolstói; Narrativa Judaica e Cristã; Niilismo e Literatura Moderna;  É autor de Bíblia e Teologia Política (Mauad, 2009) e organizador da obra Finitude e Mistério – Mística e Literatura Moderna (PUC-Rio-Mauad, 2014).

Núcleo de Estudos da Religião em Dostoiévski e Tolstói