UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

O evento

Você está em: I Seminário Internacional > O evento

poster02

I Seminário Internacional sobre Dostoiévski e Religião

Organizado pelo Núcleo de Estudos da Religião sobre Dostoiévski e Tolstói, com o apoio da Sociedade Brasileira Dostoiévski, o I Seminário Internacional do NERDT tem como objetivo reunir pesquisadores nacionais e internacionais que desenvolvem pesquisas no âmbito da religião, filosofia e literatura russas, concentrando-se, em sua primeira versão, sobre o universo filosófico e religioso presente na obra e no pensamento de Dostoiévski.

Há uma significativa fortuna crítica que se debruçou sobre as dimensões religiosas da vida e obra de Dostoiévski, estendendo-se desde comentadores clássicos, como V. Ivanov e N. Berdiaev, até o que Susan McReynolds classificou, no dossiê temático sobre “Dostoiévski e o Cristianismo” da Dostoevsky Studies, como um fenômeno global de retorno da religião nos estudos sobre Dostoiévski. No contexto da crítica brasileira, as obras de Boris Schnaiderman e Otto Maria Carpeaux foram o chão de florescimento de uma crítica sobre as relações entre arte e pensamento na obra de Dostoiévski. O trabalho do primeiro, como tradutor e crítico e sua atividade como docente e fundador do departamento de letras e literatura russa da USP, foi responsável pela formação de uma geração de eslavistas que hoje exercem uma fundamental atividade de crítica e tradução da literatura russa no Brasil.

É dentro desse contexto de florescimento dos estudos sobre Dostoiévski no Brasil, conjugado ao significativo interesse pela dimensão religiosa da sua obra, que convidamos a todos os interessados a participarem do I Seminário internacional sobre Dostoiévski e a Religião.

Organização

Núcleo de Estudos da Religião em Dostoiévski e Tolstói e sua recepção

Sociedade Brasileira de Dostoiévski

 

Clique aqui para acessar a página do evento no Facebook. 

Núcleo de Estudos da Religião em Dostoiévski e Tolstói