Publicações – 2017

SOUTTO MAYOR, S. T.; SILVA, S. R. Divertimentos, esportes e a modernidade relativa na cidade de Belo Horizonte: anos de 1930 e 1940.Revista Licere, v. 20, n.3, p. 313-347, 2017.

SOUZA NETO, G. J. ; SOUTTO MAYOR, S. T.  Prado Mineiro: do turfe ao futebol:  a forja de um espaço esportivo em Belo Horizonte (1904-1920). Recorde – Revista de História do Esporte, v. 10, n.1, p. 1-16, 2017.

DEFILIPO, Érica Cesário; NUNES, Lélia Cápua; SALAS, Mabel Miluska Suca; ALMEIDA, Nízia Araújo Vieira; CARVALHO, Pedro Henrique Berbert de. Ciclos integradores no PET-Saúde GraduaSUS: experiência de integração interprofissional e repercussões na reflexão da integração ensino-serviço-comunidade e mudanças curriculares. Journal of Management and Primary Health Care, v. 8, p. 12-13, 2017.

An etiological model of disordered eating behaviors among Brazilian women (Appetite)

Autores: Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Marle dos Santos Alvarenga e Maria Elisa Caputo Ferreira.

Body dissatisfaction in women’s artistic gymnastics: A longitudinal study of psychosocial indicators (Journal of Sports Sciences)

Autores: Clara Mockdece Neves, Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Astrid Schubring, Natalie Barker-Ruchti e Maria Elisa Caputo Ferreira.

Body image, eating attitudes, depressive symptoms, self-esteem and anxiety in pregnant women of Juiz de Fora, Minas Gerais, Brazil (Ciência & Saúde Coletiva)

Autores: Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Clara Mockdece Neves, Pedro Henrique Berbert de Carvalho e Maria Elisa Caputo Ferreira.

Corpos dissidentes: gênero e feminilidades do levantamento de peso (Revista Brasileira de Ciências do Esporte)

Autores: João Paulo Fernandes Soares, Igor Costa Monteiro e Ludmila Mourão.

Esthetic plastic surgery and (in)satisfaction index: a current view (Revista Brasileira de Cirurgia Plástica)

Autores: Fernanda Dias Coelho, Santiago Tavares Paes, Pedro Henrique Berbert de Carvalho e Maria Elisa Caputo Ferreira.

Insatisfação e checagem corporal e comportamento alimentar em estudantes de Educação Física, Nutrição e Estética (Revista Brasileira de Ciência e Movimento)

Autores: Núbia Luzia Nunes da Silva, Tatiane Oliveira Soares, Clara Mockdece Neves, Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Pedro Henrique Berbert de Carvalho e Maria Elisa Caputo Ferreira.

Insatisfação, checagem corporal e comportamentos de risco para transtornos alimentares em estudantes de cursos da Saúde (Jornal Brasileiro de Psiquiatria)

Autores: Pedro Leopoldo de Oliveira, Maria Elisa Caputo Ferreira, Clara Mockdece Neves, Juliana Fernandes Filgueiras Meireles, Pedro Henrique Berbert de Carvalho.

Is drive for muscularity related to body checking behaviors in men athletes? (Revista Brasileira de Ciências do Esporte)
Autores: Leonardo de Sousa Fortes, Maria Elisa Caputo Ferreira, Pedro Henrique Berbert de Carvalho e Renato Miranda.

Os Jogos Pan-Americanos e o enraizamento do movimento olímpico na América Latina (Revista Movimento)

Autora: Doiara Silva dos Santos.

Resenha do livro Mulheres no octógono: performatividades de corpos, de gêneros e de sexualidades (Movimento, Porto Alegre)

Autores: João Paulo Fernandes Soares, Ludmila Mourão e Vera Lúcia Ferreira Pinto Fernandes.

Resenha do livro: DORNELES, Priscila Gomes; WENETZ, Ileana; SCHWENGBER, Maria Simone Vione. (Orgs). Educação física e gênero: desafios educacionais. Ijuí: Ed. Unijuí, 2013 (Pensar a Prática)

Autores: João Paulo Fernandes Soares, Ludmila Mourão, Igor Costa Monteiro.

Transtorno dismórfico corporal, insatisfação corporal e influência sociocultural em mulheres frequentadoras de academia de ginástica que realizaram cirurgia plástica estética (Revista Portuguesa de Ciências do Desporto)

Autores: Fernanda Dias Coelho, Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Santiago Tavares Paes, Tassiana Aparecida Hudson, Maria Elisa Caputo Ferreira.

What is more strongly related to disordered eating in male surfers, body fat or muscularity? (Motriz: Revista de Educação Física)

Autores: Leonardo de Sousa Fortes, Hugo Augusto Alvares da Silva Lira, Pedro Henrique Berbert de Carvalho, Maria Elisa Caputo Ferreira e Sebastião Sousa Almeida.