UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Pesquisadores

Você está em: Corpo técnico > Pesquisadores

Além dos líderes de grupo, o NECOS é formado por pesquisadores parceiros:

 

Prof. Dr. Pedro Henrique Berbert de Carvalho

 

servletrecuperafoto

Doutor em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF (Área de Concentração: Aspectos Psicossociais em Saúde). Mestre em Educação Física pela UFJF (Área de concentração: Aspectos Socioculturais do Movimento Humano). Especialista em ”Exercício Físico Aplicado a Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais” pela Universidade Gama Filho. Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Desportos da UFJF. Líder do Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS/UFJF/CNPq), Pesquisador no Grupo de Estudos Corpo e Diversidade Humana (CNPq) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física (NEPAF/CNPq). Professor efetivo do Curso de Bacharelado em Educação Física da UFJF (Campus Governador Valadares – UFJF-GV). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Educação Física Associado UFJF-UFV (Área de Concentração: Exercício e Esporte; Linha de Pesquisa: Estudos do esporte e suas manifestações). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (Mestrado) da UFJF-GV (Área de concentração: Biociências; Linha de Pesquisa: Avaliação. Promoção e Intervenção em Saúde). Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas aos aspectos socioculturais e o corpo, corporeidade, imagem corporal, adaptação/validação/criação de instrumentos de medida em imagem corporal, esporte e saúde.

Lattes:http://lattes.cnpq.br/7331384290036823

 

 

Profa. Dr. Doiara Silva dos Santos:

 

Professora Adjuntaservletrecuperafoto (1) do Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Viçosa. Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus-BA, 2008. Mestre em Educação Física, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 2011. Doutora em Educação Física, University of Western Ontario (UWO), London, Canadá (2012-2015). Atuou no quadro docente efetivo das seguintes instituições de ensino: Professora Auxiliar da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação (2013.2 e 2014.1); Professora Assistente da Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação Física, Campus Avançado de Governador Valadares, Minas Gerais (2014-2016); Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano, Campus Itapetinga (2016-2017). Foi professora Substituta da Universidade Federal do Espírito Santo (2011). Foi bolsista do programa de estudos Emerging Leaders of America (ELAP), Canadá, 2010. Participante do 18º Simpósio de Estudos Olímpicos na Academia Olímpica Internacional, Olímpia, Grécia (2011). Temas de interesse: História da Educação Física e do Esporte; Sociologia do esporte; Megaeventos esportivos; Estudos Olímpicos, Esporte e Mídia; Esporte educacional. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1720781022813307

 

 

Profa. Dra. Ludmila Mourão:

 

ludmila

Doutora em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998). Professora do curso de Graduação e Pós-graduação (mestrado) da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Federal de Juiz de Fora. Lecionou na Educação Básica de 1980 a 1999; Professora Titular do Curso de Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Educação Física da Universidade Gama Filho de 1985 a 2010. Desenvolve estudos sobre História das Mulheres no Esporte, Gênero nas Atividades Físico-desportivas e Educação Física Escolar. Orienta trabalhos de conclusão de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado. É autora de capítulos de livros e artigos nas temáticas gênero, educação física, saúde e sociedade.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7405033216117712

 

 

Profa. Dra. Maria Elisa Caputo Ferreira:

 

maria elisa

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1993) e Bacharel em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social do Rio de Janeiro (1977). Especialista em Docência Universitária pela Universidade Castelo Branco (1995). Mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1998), e Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (1996). Doutorado (2006) e Pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente é professora adjunta na Faculdade de Educação Física e Desportos (FAEFID) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Líder do Grupo de Pesquisa Corpo e Diversidade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Orientadora Plena nos programas de Pós-Graduação Associado em Educação Física UFV-UFJF e em Psicologia ICH-UFJF. Tem experiência na área de Educação Física (Movimento Humano), com ênfase em Estudos do Corpo, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, prevalência de (in)satisfação corporal em adolescentes, jovens e adultos atletas e não atletas, obesidade e envelhecimento. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5946302960721307

 

 

Profa. Dra. Clara Mockdece Neves:

 

servletrecuperafoto (3)Professora Adjunta do Instituto de Ciências da Vida (UFJF-GV). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física em associação plena UFV-UFJF. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (Mestrado) da UFJF-GV (Área de concentração: Biociências; Linha de Pesquisa: Avaliação. Promoção e Intervenção em Saúde). Doutora em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (2017). Mestra em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pós Graduada em Aspectos Conceituais e Metodológicos da Pesquisa Científica (2013) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada (2011) e Licenciada (2012) em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência no ensino da dança, ginástica artística, atividades circenses, acrobacia aérea em tecido e na área de Educação Física com ênfase em pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem corporal, insatisfação corporal, ginástica, dança, atletas, comportamento alimentar, adolescentes e crianças.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1049073381554789

 

 

 

 Profa. Dr. Marília Martins Bandeira:

 

Professora aservletrecuperafoto (2)djunta da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) desde o segundo semestre de 2019. Foi professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), campus avançado de Governador Valadares, desde o segundo semestre de 2016. No primeiro semestre, foi professora colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). Defendeu o doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 2016, com bolsa sanduíche na Universidade de Waikato/Nova Zelândia (2015) e estágio docente na disciplina Lazer e Sociedade (2014). Em 2012, concluiu mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) na linha de pesquisa Antropologia da Saúde, do Esporte e Corporalidade, com estágio docente na disciplina Esportes na Natureza (2010). Em 2007, cursou pós-graduação lato sensu em Comunicação Social pela Fundação Cásper Líbero com ênfase em Comunicação Professoral e Jornalismo Esportivo. É bacharel (2006) e licenciada (2007) em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) com bolsa Pibic (2004-2005) derivada de sua participação no Centro de Estudos Socioculturais do Movimento Humano. Atualmente é membro do Grupo de Estudos Sócioculturais em Educação Física (GESEF/UFRGS) e do Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS/UFJF-GV). Interesses de pesquisa: antropologia do corpo; estudos do lazer; sociologia do esporte; metodologia da pesquisa qualitativa; gênero, interculturalidade e práticas corporais na natureza, alternativas e de aventura.

Lattes: http://attes.cnpq.br/9148206536101330

 

 

 

Profa. Dra. Sarah Teixeira Soutto Mayor:

 

sarahDoutora em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, com estágio sanduíche na Universidade de Buenos Aires (UBA). Integra o GEFUT/ UFMG (Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas), onde desenvolve pesquisas sobre a história do futebol em Minas Gerais, e o ORICOLÉ/ UFMG (Laboratório de Pesquisa sobre atuação e formação profissional em Lazer). Tem interesse em pesquisas que abordam os aspectos históricos e sociais da Educação Física, do Esporte e do Lazer e suas interfaces com estudos latino-americanos.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0382073251090435

 

 

 

 

 

 

Prof. Dr. João Paulo Fernandes Soares:

servletrecuperafotoDoutor em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestre em Educação Física (UFJF). Especialista em Estudos do Lazer (UFMG). Graduado em Educação Física (UFV). Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da UFJF, Campus Governador Valadares. Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Líder do Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade (NECOS UFJF GV – CNPq) e pesquisador associado ao (GEFSS UFJF CNPq). Atualmente desenvolve pesquisas no campo socioantropológico e educacional da Educação Física e do Lazer. 

Lattes:http://lattes.cnpq.br/3866546324649352

 

 

 

Profa. Dra. Raquel de Magalhâes Borges

 

servletrecuperafotoDoutora em Estudos do Lazer pela UFMG (2019), Mestre em Educação pela PUC Minas (2009), Especialista em Dança Educativa Moderna (Rudolf Laban) pela UFV (2002) e Bacharel e Licenciada em Educação Física pela UFV (1999). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora / Campus Avançado de Governador Valadares. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Dança, Lazer, Envelhecimento. É membro do Grupo de Pesquisa Transdisciplinar em Dança (CNPQ) e do Grupo de Pesquisa Conhecer e Superar (CNPQ).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7486081408884947

Núcleo de Estudos Educação Física, Corpo e Sociedade