Fechar menu lateral

V Jornada Namídia: Narrativas em Transformação

 

evento print2

O Grupo Narrativas Midiáticas e Dialogias (PPGCOM/UFJF) trouxe para sua V Jornada o debate sobre a subjetivação das narrativas na contemporaneidade.

A temática foi trabalhada durante todo o ano de 2022 por integrantes do grupo Namidia, a partir de pesquisa de pós-doutorado feita pela professora Cláudia Thomé, no PPGCOM/UFRJ, com supervisão da professora Beatriz Becker, no ano anterior, e em disciplina oferecida no PPGCOM/UFJF em 2022, em parceria de pesquisa dos professores Cláudia Thomé, Marco Aurelio Reis e Mariana Procópio.

O evento “Narrativas em transformação – afeto, subjetividade, humanização” contou com palestras dos coordenadores do grupo e teve participação especial de palestrantes convidados/as, como a professora Fabiana Piccinin, da UFSC, e os professores Pablo de Macedo Silveira Vallejos e Eduardo Miranda, da Puc-Rio.

O evento foi integralmente remoto, nos dias 19 e 20 de dezembro de 2022, com inscrições gratuitas, aberto a estudantes de graduação, pós-graduação e ao público em geral, com emissão de certificado.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Foram dois dias de encontros virtuais com conferências temáticas, tendo a participação de pesquisadores/as convidados/as, além de uma mostra virtual com as pesquisas desenvolvidas por integrantes do grupo. As apresentações estão disponíveis no canal do Youtube do Namidia.

Dia 19/12/2022  – Mesa: Subjetivação na mídia contemporânea

Para assistir clique aqui

15h – Subjetivação no jornalismo audiovisual: estratégias narrativas de aproximação com a audiência – Profª Drª Cláudia Thomé (Facom/PPGCOM/UFJF);

15h40 – Expansão da vida: Narrativas complexas, edição do cotidiano, realidades, ficções e identidade no mundo digital – Prof. Me. Pablo de Macedo Silveira Vallejos.

17h – Debate

Dia 20/12/2022 – Mesa: “Eu” emergente na mídia contemporânea e na Sociedade 5.0

Para assistir clique aqui

15h – “Eu” emergente: narrativas de subjetividade na mídia contemporânea – Profa. Dra Fabiana Piccinin (UFSC);

15h40 – A representação do “eu” no Cinema – Prof. Dr. Eduardo Miranda (PUC-Rio);

16h20 – O papel do “eu” na Sociedade 5.0 – Prof. Dr. Marco Aurelio Reis (PPGCOM/UFJF);

17h – Debate

Mostra Virtual da V Jornada do Grupo Namídia – Discentes do grupo Namidia apresentaram suas pesquisas no evento de forma assíncrona. As apresentações estão disponíveis aqui.

 

Sobre os palestrantes:

Cláudia Thomé – Jornalista graduada pela UFRJ, mestre em Comunicação e Cultura (UFRJ) e doutora em Ciência da Literatura (UFRJ) e pós-doutora em telejornalismo pela ECO UFRJ sob supervisão da prof. dra Beatriz Becker. Professora associada da Facom/UFJF, nos cursos de Jornalismo e de Rádio, TV e Internet, pesquisadora e professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, onde atua como coorrdenadora, e líder do Grupo de Pesquisa “Narrativas midiáticas e dialogias”. Vice-coordenadora do GP Telejornalismo da Intercom.

Pablo Vallejos – Jornalista, fotógrafo, diretor de vídeo, escritor e professor. Atua há 15 anos com digital, estratégia de conteúdo, criação e inovação, colecionando experiências com negócios de micro a grande porte, com marcas como Globo, BASF, Ipiranga, Deloitte, Santander, Ford, entre muitas outras.

Fabiana Piccinin – Jornalista graduada pela UFSM, licenciada em Letras- Inglês (UNISC), doutora em Comunicação Social (PUC-RS). Professora adjunta do Curso de Jornalismo da UFSC. Pesquisadora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo (PPGJOR) da UFSC. É vice-coordenadora do grupo de pesquisa do Grupo de Estudos em Narrativas Literárias e Mídia; (GENALIM – CNPQ), e integrante do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele -CNPQ).

Eduardo Miranda Silva – Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade (PUC-Rio), pesquisa cinema e é professor dos cursos de Estudos de Mídia na PUC-Rio e Cinema e Jornalismo na Unesa.

Marco Aurelio Reis – Jornalista graduado em Comunicação Social e em Letras, tem doutorado e mestrado pelo programa interdisciplinar em Ciência da Literatura da UFRJ. Professor efetivo de educação básica na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFJF, atua como pesquisador das novas funções e competências na cadeia tradicional do jornalismo.