Pesquisas sobre estratégias narrativas no telejornalismo e sobre linguagem audiovisual inscritas no Semic/UFJF

Duas pesquisas desenvolvidas no âmbito do grupo Namidia foram inscritas no 27º Seminário de Iniciação Científica da UFJF: uma sobre estratégias narrativas no telejornalismo no contexto da pandemia e outra sobre a linguagem cronística nas narrativas audiovisuais contemporâneas. As duas pesquisas, coordenadas pela professora Cláudia Thomé, foram desenvolvidas por equipes formadas por estudantes de pós-graduação e de graduação da Facom/UFJF, que produziram os vídeos para o Semic/UFJF.

Os vídeos já estão disponíveis na playlist do evento no Youtube

Os bolsistas de iniciação científica gravaram os vídeos com apresentação das pesquisas e os resultados encontrados. A equipe do projeto “Narrativas em mutação: a videoteratura como linguagem na produção audiovisual” fez mapeamento e análise de edições do Jornal Hoje e do Jornal Nacional, da Rede Globo, com o objetivo de buscar produções que pudessem ser classificadas como videoteratura e também reportagens que apresentassem elementos narrativos disruptivos, próprios do cronismo. Confira o vídeo.

Também foi inscrito no Semic o projeto “Estratégias narrativas audiovisuais do telejornalismo em contexto de convergência e midiatização: análise do telejornalismo regional frente à pandemia”, que analisa a construção narrativa de três telejornais locais da região sudeste. Nesse sentido, foram selecionadas seis edições de cada programa para realizar o estudo. A equipe utilizou a metodologia de Análise Televisual, proposta por Beatriz Becker, para realizar a pesquisa. O projeto teve como objetivo compreender como os telejornais se adaptaram à pandemia, além de investigar os recursos que foram utilizados em suas narrativas. Assista ao vídeo completo aqui.