Fechar menu lateral

Grupo promove evento com lives para divulgar pesquisas

A primeira temporada das lives no perfil do Namidia no Instagram abordará temas como clubes de leitura, telejornalismo e telenovelas com pesquisadores da área.

 

Com a tradição de fazer eventos anuais, para divulgação de suas pesquisas, o grupo Narrativas Midiáticas e Dialogias (Namidia), certificado pelo CNPq/UFJF, e vinculado ao PPGCOM/UFJF, fará esse ano um evento diferente, voltado para o público, com um quadro de debate nas redes sociais digitais, para falar sobre as pesquisas de seus integrantes. O “#PesquisasNamidia” constará de uma série de lives no perfil no Instagram, e a edição de estreia será nesta terça-feira (6/7), às 19h30, com apresentação de uma experiência de clube do livro feito de forma remota, pela web, projeto que derivou de pesquisa desenvolvida no grupo.

banner clube do livro

Na estreia, a mediação será de Vanessa Martins, doutoranda do PPGCOM/UFJF e integrante do Namidia, que recebe Victor Menezes, doutorando em Gerontologia pela Unicamp, para uma conversa sobre clube de leitura e laço social a partir do projeto “Hogwarts, Mil Histórias”, coordenado pelos pesquisadores, em parceria. O público também poderá interagir durante a sessão enviando perguntas e comentários no perfil do grupo no Instagram

A série de lives tem como objetivo a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos doutorandos/as e mestrandos/as do Namidia. A cada quinze dias, um pesquisador da área será convidado a participar da transmissão com mediação de um(a) discente de pós-graduação, com temáticas afins a suas pesquisas, sob a coordenação da profª Drª Cláudia Thomé e do prof. Dr. Marco Aurelio Reis, líderes do grupo. A iniciativa do grupo reforça o compromisso da Universidade pública com a divulgação científica ao tornar públicas as reflexões e os trabalhos desenvolvidos.

O evento está sendo organizado pelos doutorandos Pedro Augusto Miranda e Vanessa Martins e pela mestranda Ana Carolina Campos de Oliveira.

 

Perfis dos pesquisadores da edição de estreia do #PesquisasNamidia

 

Vanessa Martins desenvolve, atualmente, no PPGCOM/UFJF, a pesquisa “A literatura nas mídias: abordagens para o desenvolvimento de competências midiáticas em ambientes educacionais online”, que tem como objetivo geral analisar os conteúdos midiáticos disponibilizados no site wizardingworld.com, durante a pandemia, para entender suas estratégias comunicacionais e narrativas e, a partir de tal análise, apontar possíveis adaptações, com o propósito de contribuir com material apropriado às escolas da rede pública de ensino, voltado para crítica de mídia. 

 

Victor Menezes é bolsista Capes e atualmente desenvolve a pesquisa “Harry Potter no ensino de História voltado à terceira idade: um estudo à luz das oficinas ‘Harry Potter: Ficção e História’ do Programa UniversIDADE (Unicamp)”, que tem como objetivo o desenvolvimento de oficinas de História voltadas às pessoas da terceira idade e o estudo do impacto das mesmas em suas vidas cotidianas. Os trabalhos de campo serão realizados no Programa UniversIDADE, programa de extensão gratuito da reitoria da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).