Fechar menu lateral

Projetos de extensão criam evento para debater formas de viver com mais saúde

Vamos conversar sobre qualidade de vida? Cuidar da saúde sempre foi muito importante. E no momento em que vivemos uma pandemia, com necessidade de afastamento social e com tantas informações circulando, algumas corretas outras não, precisamos ainda mais conversar sobre formas de vida saudáveis, tanto no corpo quanto na mente. Essa conversa está marcada para o dia 17 de julho, quando acontece a I Jornada do Estilo de Vida.

O evento será gratuito, totalmente online, transmitido ao vivo pelo Youtube, e aberto ao público em geral. Está sendo organizado pela equipe do projeto de extensão “Prevenindo e Tratando o Excesso de Peso”, sob a coordenação das professoras Danielle Guedes e Lize Vargas Ferreira, da Faculdade de Medicina da UFJF, em parceria com o projeto de extensão em interface com a pesquisa “Narrativas de Vida”, coordenado pelas professoras Cláudia Thomé e Theresa Medeiros, ambas da Facom/UFJF, com a colaboração do professor Marco Reis (Unesa), e com a Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia da UFJF, coordenada pela professora Christianne Leal (Medicina/UFJF).

“Venham debater com a gente um assunto tão importante, que é o estilo de vida saudável”, convida a endocrinologista Danielle, destacando que o evento será multiprofissional, com a participação de médicos, psicólogos, profissionais da educação física, nutricionistas, jornalistas, profissionais da moda, entre outros. Para participar, basta fazer a inscrição no formulário que está disponível em https://jornadadeestilodev.wixsite.com/my-site.

A criação da jornada foi motivada pelo cenário atual, no qual o excesso de peso vem se tornando cada vez mais frequente. Em meio a tanta (des)informação, muitas pessoas ficam vulneráveis a promessas irreais e perigosas de perda de peso em curto prazo, ideias errôneas sobre saúde e estilo de vida e pressão social e midiática para que sigam um padrão de corpo visto como ideal. Assim, torna-se urgente conversar com maior número de pessoas sobre hábitos de vida mais saudáveis, promovendo mais saúde e qualidade de vida. E isso inclui vários fatores, como alimentação, sono, acompanhamento médico, condições de vida e também nossos sentimentos e auto cuidado.

 “Do ponto de vista de um acadêmico, que viveu com obesidade desde a infância e buscou tratamento baseado em informações compartilhadas como neste evento, ser membro organizador junto com diversos amigos e colegas gera uma gratidão imensa”, afirma Gabriel Chamon, estudante do 7º período da Faculdade de Medicina da UFJF e um dos organizadores do evento. Discentes e docentes da Faculdade de Medicina estão preparando material e gravando vídeos com dicas e orientações para incrementar o debate virtual. A ideia é disseminar informações certificadas para que cada pessoa possa desenvolver uma maior autonomia em relação à sua saúde, traduzindo esse conhecimento em um valioso autocuidado.