Atlas Histológico online e educação mediada por tecnologia da informação

Você está em: Extensão > Atlas Histológico online e educação mediada por tecnologia da informação

Coordenadora:

Prof.ª Maria Inês da Cruz Campos

Discentes:

Ana Paula de Lima Souza Dias

Gabriel Braga Pinheiro de Faria

Raul Ciotti Abreu

Samuel Henriques Tenório Seco

Duração: 12 meses

Resumo

O Departamento de Morfologia possui um acervo de lâminas histológicas que são utilizadas para as aulas práticas dos diversos cursos da saúde do ICB. Será realizada a confecção de um atlas histológico online para posterior disponibilização através do site do Departamento de Morfologia. As lâminas dos cortes histológicos serão digitalizadas através de recursos informáticos e, posteriormente, serão separadas e catalogadas para serem disponibilizadas no site do Departamento como já é feito em outros departamentos (imunologia, microbiologia etc). O público alvo deste projeto são os estudantes, professores, pesquisadores, entre outras pessoas das áreas do conhecimento afins, uma vez que esse tipo de referência bibliográfica tem sido bastante utilizada nos últimos tempos. Este material já é disponibilizado por outras instituições tornando-se necessário a confecção de material próprio para acesso de nossos estudantes.

Fundamentação: O uso dos recursos atuais da tecnologia da informática traz novas formas de ler, escrever, pensar e agir. À medida que o usuário recebe as informações no computador, ele interpreta, se renova e se modifica, desenvolvendo o seu processo de construção e elaboração do conhecimento (DE PAULA MELO et al., 2016). A grande vantagem do atlas estar disponível online é que nesse século XXI as pessoas possuem um rápido acesso às informações. A internet vem colocar à disposição de qualquer pessoa que tenha os conhecimentos e recursos necessários – e se trata aqui de uma condicionante de imensa importância – a possibilidade de se comunicar, a partir de qualquer lugar, com qualquer outro usuário do planeta (DOWBOR, 2011).

Objetivos:  Elaboração de um atlas histológico para ser disponibilizado no site do Departamento de Morfologia de modo que o mesmo possa acessado por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Assim sendo o objetivo principal é a confecção de um atlas utilizando o material disponível em nosso departamento (blocos e lâminas). Como objetivo secundário, confeccionar um manual ou roteiro de aulas práticas que possa ser adotado por todas as disciplinas que são oferecidas no mesmo departamento.

Público-alvo: Estudantes, professores, pesquisadores, entre outras pessoas das áreas do conhecimento afins, uma vez que esse tipo de referência bibliográfica tem sido bastante utilizada nos últimos tempos. Este material já é disponibilizado por outras instituições tornando-se necessário a confecção de material próprio para acesso de nossos estudantes.

Métodos: Será realizada a confecção de um atlas histológico online para posterior disponibilização através do site do Departamento de Morfologia. As lâminas dos cortes histológicos serão digitalizadas através de recursos informáticos e, posteriormente, serão separadas e catalogadas para serem disponibilizadas no site do Departamento como já é feito em outros departamentos (imunologia, microbiologia etc).

Local de realização: Departamento de Morfologia (laboratório/histológico)