UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Publicações

Você está em: Publicações

Captura de Tela 2019-03-16 às 08.54.44

 Cinema em Juiz de Fora  foi lançado na  II Jornada de Estudos em História do Cinema Brasileiro, que ocorreu no dia 16 de agosto, no Instituto de Artes e Design. O livro foi organizado por Alessandra Brum, Luís Alberto Rocha Melo e Sérgio Puccini, todos professores do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens (IAD-UFJF). Editado pela Editora da UFJF, Cinema em Juiz de Fora é resultado de projeto Minas é Cinema, vinculado ao grupo de pesquisa CPCINE: História, estética e narrativas em cinema e audiovisual, que possui financiamento das agências CNPq, FAPEMIG, além da Pró-reitora de Pesquisa da UFJF, através de edital de apoio a Grupo de Pesquisas. 

Cinema em Juiz de Fora reúne artigos de pesquisadores como Carlos Roberto de Souza, Christina Ferraz Musse, Rosane Carmanini Ferraz, Adriano Medeiros da Rocha e Haydêe Sant’Ana Arantes. Os artigos retratam aspectos da produção e reflexão sobre cinema na cidade dentro de um amplo recorte temporal, que vai de 1896 até o início dos anos 2000. São contemplados nomes como os do cineasta José Sette, João Carriço e sua Carriço Film, Marcos Pimentel, do escritor juiz-forano Pedro Nava, além de publicações como A Tôrre de Marfim e o movimento cineclubista do Centro de Estudos Cinematográficos de Juiz de Fora.

Tendo seu prefácio escrito pela pesquisadora Sheila Schvarzman, Cinema em Juiz de Fora busca expandir o campo das pesquisas cinematográficas para além dos eixos hegemônicos, centrados nas capitais Rio/São Paulo, abarcando e valorizando experiências regionais que enriquecem, em muito, a história do cinema brasileiro.

Confira a resenha publicada na revista Imagofagia, clique aqui

 Para adquirir o livro ver na editora da UFJF, clique aqui

Minas é Cinema