UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mídia Cidadã 2017

Você está em: Mídia Cidadã 2017

A Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora sediará, de 25 a 27 de outubro de 2017, a XII Conferência Brasileira de Mídia Cidadã, promovida pela Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional e pela Rede Brasileira de Mídia Cidadã. Em meio a sucessivas crises políticas e institucionais, que afetam gravemente conquistas democráticas obtidas nos últimos anos, temos o desafio de realizar mais este evento, que reúne pesquisadores e comunicadores que estudam e praticam uma comunicação voltada para a defesa de uma sociedade igualitária e mais justa.

O tema central, “O direito à comunicação na luta por uma cidadania ativa”, foi escolhido para ressaltar a importância de se contrapor ao esvaziamento de expressões como ocorre até mesmo com a palavra cidadania, que, associada a ações e discursos com os mais variados sentidos, incorporada inclusive em discursos e ações antidemocráticos, corre o risco de ser entendida como uma cidadania passiva, uma dádiva, uma formalidade. Ao contrário, buscamos o debate sobre a importância de não apenas se reconhecerem formalmente direitos, mas de se ter como perspectiva uma cidadania ativa, em que o cidadão é, além de instituído como portador de direitos, essencialmente criador de direitos, na luta e na participação política. E o direito à comunicação é um dos aspectos dessa batalha, que se faz presente em todos os campos da vida social, em especial naqueles em que historicamente a cidadania é desrespeitada.

Tendo por referência esse tema central, serão realizadas durante o evento, entre outras atividades, a conferência de abertura e as mesas redondas que irão abordar os direitos humanos e participação política, a mídia cidadã e o direito à comunicação dos movimentos sociais, o movimento LGBT e feminismos, o movimento negro, juventudes. As Divisões Temáticas, a serem organizadas a partir dos focos específicos adotados nos trabalhos inscritos, serão outra oportunidade de apresentação e debate, tanto para pesquisadores já reconhecidos, como aqueles que se encontram em fases distintas de consolidação, como estudantes de pós-graduação e de graduação.

Uma das características principais do Mídia Cidadã é trazer, também, o debate e as contribuições de fora da academia: profissionais e ativistas que trabalham com mídias em movimentos sociais diversos, militantes e colaboradores desses movimentos, de Organizações Não Governamentais, de instituições públicas e privadas que atuam em diferente grau em ações de comunicação que têm a cidadania como seu principal objetivo. Todos estão convidados a trazer sua contribuição, enriquecendo assim o debate com suas experiências – a serem apresentadas também na Feira e na Mostra de Vídeo Cidadão.

A coordenação geral da Conferência neste ano de 2017 está a cargo da professora Cláudia Regina Lahni e do professor Bruno Fuser, ambos da Facom/UFJF e, igualmente, ambos ex-coordenadores do GP Comunicação para a Cidadania da Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.