UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

GENEA

Você está em: Ligas e Grupos > GENEA

genea completo
     
 
 
INTENÇÃO E JUSTIFICATIVA PARA FUNDAÇÃO DO GENEA
 
Desde o princípio do curso, há uma expectativa enorme sobre os mais variados âmbitos da medicina. Sem dúvida alguma, uma das maiores pautas se dá no encontro da especialidade, na identificação de potencialidades e no dom do exercício magnânimo. Diante de uma carga horária extensa e exigente, com horas e mais horas de uma visão geral das mais variadas e múltiplas áreas da medicina, a disciplina de Neurofisiologia, relacionando-se com as Neurociências, destacou-se como tema de profundo interesse e fascínio, de modo que o aprofundamento em questões específicas, teóricas e práticas em Neurociências se constitui mais do que um sonho, é uma necessidade. Extrapolar o conteúdo, absolutamente compactado, breve e enxuto em sala de aula se faz necessário na medida em que possibilita um contato mais genuíno e fluido com esse conhecimento, além de propiciar contato prático com profissionais do ramo, eventos, exames práticos e complementares, contribuindo para uma expansão de horizontes do aluno integrante do grupo, no que tange o estudo de uma Ciência tão ampla como as Neurociências. Ademais, considerando a rápida e a constante evolução dessa esfera da Medicina, propiciada por avanços científicos cada vez mais contundentes, o GENEA se constrói como importante ferramenta que auxilia o acadêmico com interesse pela área a se manter ciente sobre as novas descobertas e atualizações, mantendo-o em alerta sobre as principais novidades que são publicadas nos veículos de comunicação de maior relevância científica.   Deste modo, o objetivo do grupo não é substituir a disciplina de Fisiologia Médica I (Neurofisiologia), mas sim suplementar seu ensino, bem como ofertar uma possibilidade exterior de contato com o conteúdo.
 
 
OBJETIVOS DO GENEA

Tal como prevê as normas de flexibilização curricular do curso de medicina em seu artigo 3°, o grupo intenciona essencialmente: contribuir para o desenvolvimento das habilidades e das competências inerentes ao exercício das atividades de formação; estimular práticas de estudo independentes e diversificar as experiências acadêmicas, visando ao desenvolvimento da autonomia profissional e intelectual do estudante.

 

         OBJETIVOS GERAIS:

  1. Estimular o interesse e promover o desenvolvimento acadêmico acerca das Neurociências no escopo da Neurofisiologia, buscando a interdisciplinaridade e o viés clínico com a Neurologia e a Neurocirurgia considerando os desdobramentos advindos dessa relação. Visa destacar a importância de conhecer a Neurofisiologia a partir de uma abordagem aprofundada e científica dos aspectos, estruturas, fenômenos, patologias e fármacos associados, essenciais para uma boa prática clínica.
  2. Promover o ensino e a pesquisa na temática das Neurociências.
  3. Proporcionar aos discentes o contato e a experiência com pesquisa e conteúdo científico de padrão internacional.

 

 

 

       OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. Compreender as ações de agentes endógenos e exógenos no sistema nervoso e a aplicação clínica destes agentes na área da Neurofisiologia.
  2. Elaborar e apresentar relatos de casos clínicos, bem como incentivar a discussão de protocolos, pesquisas e artigos científicos.
  3. Aprimorar e aprofundar o conhecimento dos estudantes acerca dos processos neurobiológicos.
  4. Compreender farmacocinética e farmacodinâmica em farmacoterapias relacionadas ao sistema nervoso.
  5. Compreender os mecanismos fisiológicos das funções vitais e suas alterações em doenças e distúrbios psicopatológicos.
  6. Promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas de Neurofisiologia, Farmacologia, Neurologia, Neurocirurgia e Semiologia.
  7. Buscar difundir os interesses pelo estudo, pesquisa e profissionalização dos alunos da Universidade nas áreas Neurociências e Neurofisiologia.
  8. Contribuir com pesquisas e revisões bibliográficas visando colaborar com a produção científica do campus e da Universidade.
  9. Levar o nome da UFJF-GV a eventos e instituições regionais, nacionais e internacionais por meio de apresentações de trabalhos e publicações científicas na temática das Neurociências.

 

Coordenadores do GENEA.

  

Coordenadores e Membros do GENEA

 

EQUIPE

– Coordenador e Orientador Docente: Prof. Dr. Renato Nery Soriano

Professor da disciplina Fisiologia Médica I (Neurofisiologia).

Mestre e Doutor em Ciências (área e sub-área de concentração: FISIOLOGIA; NEUROFISIOLOGIA).

Pós-Doutorado em Fisiologia/Neurofisiologia.

– Coordenador Discente: Leonardo Vieira Nunes

Acadêmico de Medicina do 4° Período na UFJF-GV. Idealizador e Fundador do GENEA.

– Vice-coordenador Discente: Lucas Diniz Peixoto de Melo

Acadêmico de Medicina do 3° Período da UFJF-GV.

– Secretário Discente: Gabryell Thiengo Lopes

 Acadêmico de Medicina do 3° Período da UFJF-GV

– Membros

 7 alunos do Curso de Medicina da UFJF-GV que já tenham cursado e sido aprovados na disciplina Fisiologia Médica I selecionados por meio de processo seletivo.

 

METODOLOGIA PROPOSTA DE ATIVIDADES

As atividades são voltadas essencialmente para Ensino e Pesquisa, com intenção majoritária de promover o aprofundamento nas temáticas das Neurociências e a formação e contato científico dos discentes integrantes do grupo. As atividades serão distribuídas de modo a cumprir 30 horas semestrais em reuniões temáticas quinzenais e em reuniões extraordinárias. A dinâmica das reuniões e atividades é prioritariamente baseada em estratégias de metodologia ativa visando otimizar a apreensão do conhecimento pelos integrantes e desenvolver a autonomia dos estudantes no âmbito da pesquisa e no aperfeiçoamento de suas habilidades médicas.
 As atividades do GENEA incluem:
Ensino:
1- Encontros teóricos com sala de aula invertida, estudo de casos, situações problema e ferramentas interativas.
2- Estudo ativo e Discussão de artigos científicos.
3- Oficinas de aprofundamento em Neurofisiologia Clínica
4- Experimentos Práticos.
Pesquisa:
1- Tutoria científica.
2- Elaboração de revisões de literatura e artigos para publicação em revistas.
3- Desenvolvimento de estudos e trabalhos em neurociência.
4- Aperfeiçoamento de habilidades em pesquisa.
 
CONTATO:
E-mail: grupogenea@gmail.com
Redes sociais: Instagram: @genea_gruponeurociencias 
Telefone: 33 991197935