UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: MED094GV - ASSISTÊNCIA INTEGRAL E INTERDISCIPLINAR À SAÚDE

Créditos: 4

Departamento: DEP MEDICINA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa Elaboração e implementação de projeto de intervenção em cenário do SUS. Atuação interdisciplinar e interprofissional. Aspectos psicológicos da formação médica: o estudante no encontro com os pacientes e os processos de saúde e doença.
Conteúdo I. Definição de temática do Projeto de Intervenção, a partir dos projetos elaborados nas atividades do eixo longitudinal Atividades Práticas de Inserção nos Cenários do SUS.
II. Integralidade e interprofissionalidade de atenção à saúde.
III. Aspectos psicológicos da formação médica.
Bibliografia PEREIRA, I.B.; RAMOS, M.N. Educação profissional em saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013.

GALVÃO, L. A. C.; FINKELMAN,J.;HENAO, S. Determinantes ambientais e sociais da saúde. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2011.

VIANA, D.L; HARADA, M.J.C.S.; PEDREIRA, M. L.G. Promoção da saúde. Fundamentos e práticas. São Caetano do Sul: Yendis, 2013.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção
Básica. Saúde na escola. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em.Acesso em: 01 mar. 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de
Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada. Brasília:
Ministério da Saúde, 2009. Disponível em:
Acesso em: 01 mar. 2016.

CAMPOS, G. S; DOMITI, A. C. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para
gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.
23, n. 2, p. 399-407, fev. 2007. Disponível em: .
Acesso em: 20 fev. 2016.

CARVALHO, L. P. F.; COUTO, C. R. O. O ensino baseado na comunidade em uma escola
tradicional utilizando estratégias metodológicas inovadoras. In: BOLLELA, V. R. et al.
(Eds.). Educação baseada na comunidade para as profissões da saúde: aprendendo com a
experiência brasileira. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2014. p. 211-220. Disponível em:
http://brasil.faimerfri.org/wp-content/uploads/2014/12/EBC_aprendendo-com-a-
experi%C3%AAncia-brasileira_2014.pdf. acesso em 04 nov. 2016.

GOMES, M. K. et al. Educação Baseada na Comunidade (EBC): A experiência da Faculdade
de Medicina da UFRJ. In: BOLLELA, V. R. et al. (Eds.). Educação baseada na comunidade para as profissões da saúde: aprendendo com a experiência brasileira. Ribeirão Preto: FUNPEC, 2014. p. 87-101. Disponível em: http://brasil.faimerfri.org/wp-
content/uploads/2014/12/EBC_aprendendo-com-a-experi%C3%AAncia-brasileira_2014.pdf.
acesso em 04 nov. 201698.
Voltar