UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: MED067GV - SEMIOLOGIA PEDIÁTRICA

Créditos: 4

Departamento: DEP MEDICINA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa Estudo dos conceitos e bases da assistência à criança e ao adolescente incluindo os aspectos éticos e legais do direito da criança e do adolescente. Prevenção de acidentes na infância. Realização de anamnese e exame físico geral. Avaliação e acompanhamento do desenvolvimento neuropsicomotor e crescimento na infância e adolescência. Avaliação do recém-nascido. Avaliação do desenvolvimento puberal. Abordagem de vias aéreas superiores e sistemas: cardiológico, respiratório, digestivo, geniturinário, locomotor e neurológico.
Conteúdo I. Fundamentos, Conceitos e Bases da Assistência à Criança.
II. Relação Médico-Paciente em Pediatria.
III. Aspectos Éticos e Legais do Direito da Criança e do Adolescente.
IV. Crescimento Normal - Avaliação Níveis Pressóricos.
V. Anamnese - Exame Físico.
VI. Semiologia Neurológica/Desenvolvimento Neuropsicomotor da Criança.
VII. Avaliação Psicológica da Criança.
VIII. Semiologia Cabeça, Ouvido, Olhos, Nariz, Orofaringe, Pescoço.
IX. Semiologia Aparelho Resppiratório.
XI. Semiologia do Abdome - Região Inguinal, Anorretal e Sacrococcígnea.
XII. Semiologia Aparelho Genitourinário.
XIII. Semiologia Aparelho Locomotor.
XIV. Semiologia RN normal - Idade Gestacional.
XV. Semiologia Adolescente.
XVI. Prevenção de Acidentes na Infância.
Bibliografia BARBOSA, A. D. M. Semiologia Pediátrica. 2ed. Rio de Janeiro: Rubio, 2010.

MARTINS, M. A. et al. Semiologia da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Medbook, 2010.

RODRIGUES, P. P. B.; RODRIGUES, Y. T. Semiologia Pediátrica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações
Programáticas e Estratégicas. Cuidados com o Recém-nascido Pré Termo. Brasília: MS,
2014. Disponível em: . Acesso em: 08 mar. 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância
(AIDPI): curso de capacitação. Módulos 1 ao 10. Ministério da Saúde, organização Mundial da
Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde. 2. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2003.
Disponível em: https://ares.unasus.gov.br/acervo/handle/ARES/319 Acesso em 12 de nov.
2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Saúde da criança: Acompanhamento do crescimento e
desenvolvimento infantil. Cadernos de atenção básica. n. 11. Ministério da Saúde. 2002.
Diponivel em: https://mooc.campusvirtualsp.org/repository/coursefilearea/file.php/27/zika_es/res/u3/caderno
_33.pdf. acesso em 30 out. 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de Saúde da Criança: menino. 8. ed. Brasília: MS,
2014. 96p. Disponível em: . Acesso em: 08.03.16.

BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta de Saúde da Criança: menina. 8. ed. Brasília: MS,
2014. 96p. Disponível em: . Acesso em: 08.03.16.
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