UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: MED033GV - SAÚDE AMBIENTAL

Créditos: 2

Departamento: DEP MEDICINA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa Conceitos básicos em saúde ambiental e saúde do trabalhador. A questão ambiental global. Legislação aplicada. Ambiente e saúde. Ambiente de trabalho e saúde. Toxicologia ambiental e ocupacional. Biossegurança. Medicina Ocupacional. Instrumentos norteadores para o planejamento de medidas efetivas de controle, com a finalidade de redução de riscos de transmissão das enfermidades, com base na promoção da saúde humana e na vigilância ambiental.
Conteúdo Introdução à saúde ambiental. Contextualização da saúde ambiental dentro das atividades e ações programáticas da \secretaria de Vigilância à saúde.
Vigilância ambiental como política global (OMS), regional (OPAS),e nacional. Incluindo estados e municípios.
Política de imunizações como estratégia de proteção aos riscos de adoecimento e morte e diminuição de suscetíveis no ambiente.
Poluentes e Contaminantes ambientais: Poluentes não-biológicos e poluentes biológicos ( com ênfase nas Zoonoses ).
Medidas de proteção contra riscos ambientais: Saneamento básico; controle na produção de alimentos e outros insumos. Controle de artrópodes e roedores.
Vigilância de agravos e situações de emergência (CIEVS)
Estudo de caso sobre toxinfecção por alimentos e normas para enfrentar outros tipos de agravos que se apresentam na forma de surto e epidemias.
Saúde do Trabalhador x Políticas públicas e direitos.
Riscos à saúde do trabalhador.
Investigação processo: saúde-trabalho- doença.
Prevenção de doenças e Promoção da Saúde do trabalhador no SUS.
Patologias do Trabalho.
Serviço de Segurança em Saúde do Trabalhador.
Bibliografia ASMUS, C. I. R.; MEYER, A.; CASTRO, H. A. Epidemiologia e saúde do trabalhador. In: MEDRONHO, R. A. et al. Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de Atenção Básica. Área Técnica de Saúde do Trabalhador Saúde do trabalhador. Cadernos de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2001. 63p.
ROUQUAYROL, M. Z.; GURGEL, M. Epidemiologia e saúde. 7. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2013.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Manual de saneamento. 3. ed. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2006.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Saúde ambiental: guia básico para construção de indicadores. Brasília: Ministério da Saúde, 2011.
QUANDT, Fábio Luiz et al . Saúde Ambiental e atenção à saúde: construção e ressignificação de referências. Cad. saúde colet., Rio de Janeiro , v. 22, n. 2, p. 150- 157, jun. 2014.
RADICCHI, A. L. A.; LEMOS, A. F. Saúde Ambiental. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, Copmed, 2009.
SOARES, S. R. A.; BERNARDES, R. S.; CORDEIRO NETTO, O. M. Relações entre saneamento, saúde pública e meio ambiente: elementos para formulação de um modelo de planejamento em saneamento. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, n. 6, p. 1713-1724, 2002.
Voltar