UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: MED026GV - INTRODUÇÃO À PRÁTICA MÉDICA

Créditos: 2

Departamento: DEP MEDICINA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa Desenvolvimento de habilidades de comunicação, postura e atitudes da prática médica com excelência técnica, pautada na ética e no humanismo, considerando sempre as dimensões da diversidade biológica, subjetiva, étnico-racial, de gênero, orientação sexual, socioeconômica, política, ambiental, cultural, ética e demais aspectos que compõem o espectro da diversidade humana. Reflexão sobre cenários reais da prática com treinamento em habilidades técnicas para o primeiro atendimento médico no suporte básico da vida.
Conteúdo I. Iniciação à ética médica: ética profissional fundamentada nos princípios da Ética e da Bioética, levando em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico.
II. Fundamentos da prática médica: acesso universal e equidade como direito à cidadania.
III. Noções básicas sobre o SUS: legislação, integralidade e humanização do cuidado por meio de prática médica contínua e integrada com as demais ações e instâncias de saúde.
IV. Relação médico e paciente: qualidade na atenção à saúde.
V. Cuidado centrado na pessoa, na família e na comunidade, respeitando suas necessidades e desejos e sua compreensão sobre o adoecer.
VI. Atendimento em ambulatório e hospitalar: nuances técnicas: segurança na realização de processos e procedimentos, referenciados nos mais altos padrões da prática médica.
VII. Comunicação, por meio de linguagem verbal e não verbal, com usuários, familiares, comunidades e membros das equipes profissionais, com empatia, sensibilidade e interesse, preservando a confidencialidade, a compreensão, a autonomia e a segurança da pessoa sob cuidado.
VIII. Promoção da saúde, como estratégia de produção de saúde, articulada às demais políticas e tecnologias desenvolvidas no sistema de saúde brasileiro, contribuindo para construção de ações que possibilitem responder às necessidades sociais em saúde;
IX. Bases teóricas e práticas no atendimento ao paciente traumatizado.
X. Treinamento teórico e prático de Basic Life Suporte (BLS).
Bibliografia FRANÇA, G. V. Comentários ao Código de Ética Médica. 6 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.
PAIM, J.S. O que é o SUS. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009.
QUILICI, A. P.; TIMERMAN, S. Suporte básico de vida para profissionais de saúde. Barueri: Manole, 2011.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Suporte Básico de Vida. Protocolos de intervenção para o SAMU 192. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília, Ministério da Saúde, 2014.
Disponível em: https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=B1D2AE244EC9882E&resid=B1D2AE244EC9882
E%21554&app=WordPdf Acesso em 12 nov. 2016
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Suporte Avançado de Vida. Protocolos de intervenção para o SAMU 192. Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília, Ministério da Saúde, 2014. Disponível em: https://onedrive.live.com/view.aspx?cid=B1D2AE244EC9882E&resid=B1D2AE244EC9882
E%21555&app=WordPdf .
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada. Brasília: Ministério da Saúde, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2016.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (Brasil). Código de ética médica. Brasília, 2010.Disponível em: . Acesso em: 05 mar.2016.
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. I Diretriz de ressuscitação cardiopulmonary e cuidados cardiovasculares de emergência da Sociedade Brasileira de Cardiologia.
Disponível em: http://publicacoes.cardiol.br/consenso/2013/Diretriz_Emergencia.pdf Acesso em 12 nov.2016.
Voltar