UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: MED002GV - SISTEMAS DE SAÚDE

Créditos: 2

Departamento: DEP MEDICINA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa Conceitos de saúde, a história natural da doença e o processo saúde-doença em relação com os modelos de atenção à saúde. Desenvolvimento da política de saúde no Brasil. Modelos de Atenção à Saúde no contexto histórico, sistema de saúde, criação do SUS e os passos para a sua consolidação até os dias atuais, experiências internacionais de outros sistemas de saúde.
Conteúdo - Conceito Ampliado de Saúde e sua relação com as necessidades de saúde nos planos individual e coletivo.
- Processo Saúde-Doença.
- Evolução do processo histórico do Sistema de Saúde do Brasil.
- Arcabouço legal do SUS: Constituição Federal 1988 e Leis 8080/90 e 8142/90 e Decreto 7508/2011.
- Normas Operacionais Básicas e Norma Operacional de Assistência à Saúde NOAS.
- Modelos Assistenciais e Estratégia de Saúde da Família.
Bibliografia BRASIL. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. O caminho da saúde no Brasil/ Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Brasília: CONASS, 2014. Disponível em: http://www.conass.org.br/biblioteca/pdf/CONASS%20Debate%20N2.pdf.
GIOVANELLA, L. Políticas e sistema de saúde no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2013.
SOUZA, G. W. et al. Tratado de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2012.
Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de APS. Política Nacional de APS. Brasília: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://dab.saude.gov.br/portaldab/pnab.php.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Políticas de Saúde. Departamento de APS. Avaliação da Implantação do Programa de Saúde da Família em Dez Grandes Centros Urbanos dos Principais Resultados. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: http://www6.ensp.fiocruz.br/repositorio/resource/369052.
SCILIAR, M. Do mágico ao social: trajetória da saúde pública. São Paulo: Senac, 2002.
STARFIELD, B. Atenção primária: equilíbrio entre necessidades de saúde, serviços e tecnologia. Brasília: UNESCO; Ministério da Saúde, 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/atencao_primaria_p1.pdf.
TEIXEIRA, C. F.; SOLLA, J. P. Modelo de atenção à saúde: promoção, vigilância e saúde da família. Salvador: EDUFBA, 2006. Disponível em: http://static.scielo.org/scielobooks/ f7/pdf/teixeira-9788523209209.pdf.
Voltar