UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Plano de Ensino

Disciplina: CME004GV - TEMAS INTEGRADORES EM CLÍNICA AMPLIADA IV

Créditos: 2

Departamento: DEP MEDICINA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES

Ementa Integração de conhecimentos das disciplinas do quarto período para análise ampliada de situação-problema baseada em caso real assistido pelo serviço de saúde local.
Conteúdo I. Análise de situação-problema baseada em caso real assistido pelo serviço de saúde local.
II. Raciocínio Interdisciplinar.
III. Utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na construção do conhecimento.
Bibliografia BASTOS, C.L. B.; KELLER, V. Aprendendo a aprender: Introdução à metodologia científica. 23 ed. São Paulo: Vozes, 2011.
GOMES, A. P. et al. O papel dos mapas conceituais na educação médica. Revista Brasileira
de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 35, n. 2, p. 275-282, jun. 2011. Disponível em: Disponível em: 24 jul. 2016.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. Procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2001.

Bibliografia (continuação)
Bibliografia complementar BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Diretrizes do NASF: núcleo de apoio a saúde da família. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Clínica ampliada e compartilhada. Brasília: Ministério da Saúde, 2009.
LOBO, L. C. Educação Médica nos Tempos Modernos. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n.2, p. 328-332, jun. 2015.
MOTTA, L. C. S.; SIQUEIRA-BATISTA, R. Estratégia saúde da família: clínica e crítica. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 2, p. 196-207, jun. 2015.
NOBREGA-THERRIEN, S. M. et al. Formação para a estratégia saúde da família na graduação em medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 39, n. 1, p. 112-118, mar. 2015.
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