UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Laboratórios

Você está em: Inicial > Laboratórios

A UFJF possui 244 laboratórios distribuídos em suas várias unidades administrativas. 

Dentro da Faculdade de Engenharia, o Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica (EPD) conta atualmente com laboratórios especializados que poderão ser utilizados por docentes e discentes do curso de graduação em Engenharia Mecânica para desenvolvimento das atividades de pesquisa em Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso e aulas práticas. Todos os laboratórios contam com rede de ar comprimido alimentada por um compressor de ar industrial Schulz 40 pés/425 litros. 

A segurança no uso dos laboratórios é responsabilidade de todos os usuários e deve atender à RESOLUÇÃO 01/2014 do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica.

A seguir, breve descrição e link de cada Laboratório:

1 – Laboratório de Ensino e Pesquisa em Manufatura Aditiva e Soldagem (MA&S);

2 – Laboratório de Automação Industrial e Inteligência Computacional (LAIIC); 

3 – Laboratório de Caracterização Microestrutural;

4- Laboratório de Ciências Térmicas e Hidráulicas (LCTH);

5 – Laboratório de Metrologia Dimensional;

6 – Laboratório de Processos de Fabricação.

 

¤ Laboratório de Ensino e Pesquisa em Manufatura Aditiva e Soldagem (MA&S) 

Laboratório constituinte do Grupo de Pesquisa em Materiais e Processos de Fabricação, atualmente o laboratório de ensino e pesquisa em soldagem e manufatura aditiva ocupa uma área de aproximadamente 30 m2. Dentre os principais equipamentos disponíveis, destacam-se: uma fonte de soldagem multiprocesso (MIG, TIG, ER e PLASMA); um movimentador automático de tocha de soldagem em dois eixos; um sistema portátil de análise e monitoramento de sinais de soldagem IMC SAP -4, com capacidade de apresentação gráfica de tensão e corrente de soldagem em tempo real na tela de um computador e uma impressora 3D para pesquisa em impressão de Gel. 

Além dos equipamentos principais descritos, fazem parte do material permanente: 1 afiador de eletrodo de tungstênio, 2 fontes inversoras de soldagem 150 A, 1 fonte para corte a plasma, 1 equipamento para solda e corte a oxicombustível, 1 fonte convencional de soldagem 150 A, 1 gerador eletrônico de sinais, 1 osciloscópio marca Tektronix, uma baia com computador e acesso à internet para alunos de IC, um computador dedicado ao sistema de análise de sinais de soldagem. Toda a atividade de análise metalográfica do material soldado é executada pelo Laboratório de Caracterização Microestrutural. O laboratório de soldagem conta também com o técnico de laboratório Matheus Antunes, técnico efetivo do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica e responsável pelo acompanhamento e apoio das atividades de laboratório.

 

¤ Laboratório de Automação Industrial e Inteligência Computacional (LAIIC)

Atualmente o referido espaço conta com diversas tecnologias de Automação Industrial, Controle e Sistemas Pneumáticos dos fabricantes Festo, Weg, Rockwell Automation e Siemens. O Laboratório possui um amplo portfólio composto de sensores, válvulas, atuadores, músculos pneumáticos, chaves de contato, easyports, componentes analógicos/digitais elétricos, pneumáticos e eletropneumáticos do Fabricante FESTO. Possui também painéis com motores, CLPs, IHMs e componentes discretos do Fabricante WEG. Atualmente, baseamos o estudo de CLPs  no Step 7, do fabricante SIEMENS. O espaço (vide figuras) recebe recursos dos projetos em parceria com empresas e possui uma estrutura de aproximadamente 100 m2, com baias para alocar 12 alunos, 17 computadores de última geração, Compressor de Ar SCHULZ Isento de Óleo – CSA 6.5 pés/30 litros Silent 220V para alimentação da rede pneumática interna, circuito trifásico para alimentação de equipamentos elétricos, ar condicionado, geladeira, janelas com insulfilm, controle de acesso por biometria e conexão wi-fi com a internet. O Laboratório de Automação Industrial e Inteligência Computacional conta também com o técnico de laboratório Marcos Victor Gomes Ribeiro da Silva, técnico efetivo do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica e responsável pelo acompanhamento e apoio das atividades de laboratório. 

 

 ¤ Laboratório de Caracterização Microestrutural

Laboratório constituinte do Grupo de Pesquisa em Materiais e Processos de Fabricação, o laboratório possui cerca de 30 m2 de área e é utilizado para preparação de amostras e análise metalográfica nas disciplinas práticas do curso de Engenharia Mecânica e no desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso de iniciações científicas. Os materiais permanentes presentes no laboratório são: uma cortadora Fortel CFIII, uma embutidora Fortel EFD40, uma politriz Precision PL02E, um microscópio ótico Physis, um banho de limpeza ultrassônica Plana TC e uma capela Lucadema. 

 

 ¤ Laboratório de Ciências Térmicas e Hidráulica (LCTH)

Atualmente o laboratório de ensino e pesquisa em Máquinas de Fluxo (Figura 1) ocupa uma área de aproximadamente 60 m2. O laboratório serve para as atividades de pesquisa em Turbomáquinas e para isso possui uma bancada experimental de bomba e turbinas hidráulicas, uma bancada de compressor alternativo e uma bancada de ventilador axial. Adicionalmente, possui uma sala de 10 m2 com 5 escrivaninhas e 2 computadores com acesso à internet para alunos de iniciação científica e projetos financiados por órgãos de fomento e indústria (Figura 2). Pode-se mencionar também que o laboratório possui um Datashow e computador para apresentações de professores convidados e alunos envolvidos em pesquisas relacionadas aos Sistemas Fluido Mecânicos.

O laboratório de Máquinas de Fluxo conta também com o técnico de laboratório Matheus Antunes, técnico efetivo do Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica e responsável pelo acompanhamento e apoio das atividades nos diferentes equipamentos que formam parte do laboratório. As bancadas experimentais de ultima tecnologia estão compostas por diferentes elementos mecânicos, elétricos, eletrônicos e de aquisição de dados. 

Sistema de treinamento MFP 101 da empresa TecQuipment Ltd. 

Sistema de treinamento em bomba centrífuga e turbinas hidráulicas. Partes principais: 

 

       Sistema de treinamento MFP 107 da empresa TecQuipment Ltd.

       Sistema de treinamento em ventilador axial. Partes principais:  

 

       Sistema de treinamento MFP 104 da empresa TecQuipment Ltd. 

       Sistema de treinamento em compressor alternativo. Partes principais:

 

 ¤ Laboratório de Metrologia Dimensional

Laboratório constituinte do Grupo de Pesquisa em Materiais e Processos de Fabricação, Com espaço amplo, este laboratório conta com equipamentos para a área de metrologia dimensional usados para aulas práticas e P&D. O espaço conta com 2 Goniômetros 360º (MARBEG), 22 Paquímetros mecânicos (ZAAS PRECISION E MARBEG),  1 Micrômetros mecânico (INSIDE), 1 Relógio comparador (INSIDE), 1 Base magnética (MARBEG), 1 bloco padrão (DIGIMESS), 1 Frame level (INSIDE),  1 Micrômetro de profundidade (INSIDE), Dial test indicator (INSIDE), 1 mesa desempeno de granito, 2 Radius gage (INSIDE), 1 Pitch gage WHITWORTH (INSIDE), 1 Pitch gage metric (INSIDE), 1 Metric feeler gage (INSIDE), 2 Rugosímetros de maleta (TIME), 1 Microscópio óptico com CMOS color câmera (OLYMPUS), 1 Durômetro mecânico Rockwell, 1 Projetor de perfil (STARRETT), máquina de ensaio de fadiga TecQuipment SM190, além de bancada para aulas, computadores e ar condicionado para manutenção constante da temperatura ambiente da sala.

 

¤ Laboratório de Processos de Fabricação 

O laboratório de Processos de Fabricação do curso de Engenharia Mecânica foi idealizado para atender aulas práticas, pesquisa em usinagem, além de funcionar como oficina para pequenos reparos. O laboratório citado conta com 1 Pantógrafo, 1 Furadeira de coluna, 1 Serra de fita horizontal, 1 Furadeira e Fresadora de coluna, 1 forno para fundição com cadinho, 1 Serra policorte, 1 Máquina multifuncional – torno, furadeira e fresadora, 2 Tornos mecânicos horizontais, 1 Serra de fita, 1 furadeira horizontal, Guincho hidráulico 1t, 1 Máquina de estampagem, Lixadeira, 1 Prensa excêntrica, 1 Furadeira de bancada FSB16P, Motoesmeril 300W, Morsas, Serra tico-tico, além de material de consumo como ferramentas de corte para usinagem, tarugos metálicos, etc. Conta também com uma bancada para aulas e lousa, computador e equipamentos de segurança. O laboratório também conta com um responsável técnico efetivo Guilherme Pires.

 

 

Graduação em Engenharia Mecânica


Acessos desde 21/05/2015: 65,024