UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Flexibilização Curricular

Você está em: Matriz Curricular > Flexibilização Curricular

A Flexibilização Curricular é um importante meio que o aluno do curso de Engenharia Mecânica da UFJF possui para valorizar todas as atividades acadêmicas que participar além das disciplinas obrigatórias. Desta forma, participação em projetos com bolsas, congressos ou publicação de artigos científicos podem ser flexibilizados e contados como carga horária para integralização de seu currículo. 

O RAG (em seu Anexo I) lista todas as Atividades passíveis de flexibilização (Consulte o RAG em seu SIGA). A reunião do Colegiado do Curso de 11 de dezembro de 2013 determinou que até 27 créditos dos 43 créditos de disciplinas eletivas podem ser flexibilizados. Isso quer dizer que até 27 créditos de disciplinas eletivas não precisam necessariamente ser cursadas, mas podem ser cumpridas através de processo de flexibilização.

Como exemplo, se um aluno concluiu uma monitoria, o RAG permite a flexibilização de 60 horas. Desta forma, o interessado pode solicitar à coordenação que uma disciplina eletiva de 60 horas seja substituída (flexibilizada) pela monitoria. Podem ser flexibilizadas até 405 horas (27 créditos).

 O aluno deve guardar toda a documentação que deseje flexibilizar e apresentar no período de sua formatura através de formulário próprio enviado pela coordenação.

Você pode, desde já, montar sua planilha de Certificados a serem enviados para Pedido de Flexibilização (no último período) através desta Planilha de Certificados para Flexibillização, que também deve ser apresentada no momento do pedido de flexibilização.  

Graduação em Engenharia Mecânica


Acessos desde 21/05/2015: 65,002