UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Formandos

Você está em: Formandos

O formando deve ter especial atenção ao cumprimento da integralização de seu currículo. O acompanhamento da integralização do currículo é de responsabilidade do aluno. No semestre de sua formatura você deve matricular-se em todas as disciplinas necessárias para integralizar seu currículo. Seguem orientações importantes de como planejar sua matrícula do último semestre de modo que, ao final do mesmo, você tenha integralizado seu currículo e o setor de colação de grau autorize sua formatura:

1. Análise de Currículo. O SIGA permite acesso à “ANÁLISE DE CURRÍCULO”. Faça sua análise de currículo antes do período de matrícula para que você monte um planejamento de quais disciplinas deve matricular-se para integralizar seu currículo. Acesse a análise de seu currículo no SIGA para verificar o que falta para integralização do mesmo. A análise deve ser feita para cada Quadro, a saber: disciplinas obrigatórias, disciplinas eletivas, disciplinas adicionais e créditos eletivos. Entenda como analisar cada quadro

2. Pedido de equivalência de disciplinas. O pedido de equivalência de disciplinas é feito no último período do curso via preenchimento de formulário da Central de Atendimento da UFJF e segue os prazos estipulados pelo calendário acadêmico. Consulte o Calendário Acadêmico para se informar sobre o período para pedido de equivalência/dispensa de disciplinas.

Em função do processo contínuo de Adequação e Atualização Curricular do curso, o aluno formando que cursou alguma(s) disciplina(s) que foi atualizada e que não pertence mais ao currículo, deve pedir a equivalência com as disciplinas atuais vigentes. Seguem alguns exemplos de como deve ser feito o pedido de equivalência – TABELA DE EQUIVALÊNCIAS. Notar que, às disciplinas antigas (primeira coluna), deve-se somar alguma disciplina adicional até que o somatório do número de créditos seja igual (ou superior) ao número de créditos das disciplinas atuais vigentes (segunda coluna). ATENÇÃO: O CDARA NÃO ACEITA EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS ELETIVAS PARA COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA DE OBRIGATÓRIAS DO CURSO. SE PRECISAR COMPLEMENTAR CARGA DE ALGUMA DISCIPLINA OBRIGATÓRIA ANTIGA, VOCÊ DEVE MATRICULAR-SE EM QUALQUER DISCIPLINA QUE NÃO SEJA ELETIVA PARA COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA.

 

3. Flexibilização Curricular. A flexibilização curricular deve ser solicitada apenas no último período. A coordenação de curso enviará formulário próprio aos alunos que solicitarem Inscrição para Colação de Grau e que deve ser preenchido com a documentação comprobatória das atividades permitidas para flexibilização. Esse formulário é enviado no primeiro dia de Inscrição para Colação de Grau no SIGA, conforme calendário acadêmico vigente. Para mais informações, consulte Flexibilização Curricular

Veja também: Análise de Currículo.

Graduação em Engenharia Mecânica


Acessos desde 21/05/2015: 65,019