Fechar menu lateral

Engenharia Mecânica engajada na luta contra a Dengue

No artigo “Frio pode inibir epidemia de dengue em Juiz de Fora” de Ricardo Beghini – do Jornal Estado de Minas, publicação de 08/06/2010, foi dito: “a população de Juiz de Fora convive com a pior epidemia de dengue de sua história. O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) contabiliza 8.686 notificações. Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Ivander Mattos Vieira, a expectativa é que a cidade alcance a casa das 10 mil notificações até o fim do ano. O número é quase dez vezes maior que em 2008, até então, o período de maior incidência da doença no município”. Portanto, a epidemia de dengue em nosso município está atingindo índices alarmantes, com tendência a se tornar mais crítica à medida em que se aproxima o verão e o período de inverno vai sendo ultrapassado.
Para o combate à epidemia da dengue, um conjunto de medidas tem que ser tomado, mas sem sombra de dúvidas toda a sociedade deve estar engajada nessa luta para que essas medidas sejam efetivas. A Universidade, seguindo seu objetivo de pesquisa e extensão, tem muito a contribuir nessa luta: desenvolvendo novas tecnologias; contribuindo para o conhecimento do ciclo da doença; criando estratégias de combate; etc.
Com o intuito de contribuir para o combate da forma alada do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, um grupo da Engenharia Mecânica, coordenado pelo Professor Marco Alves, desenvolveu um protótipo de um equipamento de nebulização de inseticida que utiliza tecnologia derivada de motores aeronáuticos do tipo turbinas a gás, podendo ser caracterizado como um equipamento nebulizador UBV (ultra baixo volume), portátil, que apresenta vantagens com relação aos similares nebulizadores UBV´s costais e aos populares “fumacês”. Não existe a pretensão de que o novo equipamento venha a substituir os convencionais, mas sim funcionar como mais uma arma no combate ao aedes aegypti.
O Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria Municipal de Saúde está sendo contatado para que, em um trabalho conjunto, o equipamento seja testado em campo para verificação de sua eficácia. A expectativa é que a Engenharia da UFJF mais uma vez demonstre seu total comprometimento com o desenvolvimento social de nossa cidade, contribuindo para a qualidade de vida de seus cidadãos. Que esse empreendimento seja coroado de sucesso!