Palestra Internacional

No dia 09 de abril de 2010 na sala da A3E2 da Faculdade de Engenharia o engenheiro equatoriano Fernando Benalcazar ministrou para os alunos ingressantes no curso de Engenharia Mecânica uma palestra motivadora, das perspectivas de trabalho de um engenheiro, os desafios do trabalho internacional em paises de culturas muito diferentes das nossas, e principalmente da preocupações com os impactos ambientais na atuação do engenheiro.

Fernando L. Benalcázar é formado em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Quito, com mestrado (MSc) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Brasil) e atualmente é doutorando em Administração de Empresas (DBA – Doctorate of  Business Administration) pela Swiss Management Center University (Suíça).

É um profissional certificado em Segurança Industrial (CSP) nos Estados Unidos e é membro profissional da Sociedade Americana de Engenheiros de Segurança Industrial (ASSE e da ASSE).

Atualmente ele está comprometido com o seu doutoramento e tem trabalhado na indústria do petróleo desde 1992, tendo atuado como Diretor Executivo da Oudeh Petroleum Company em Damasco (Síria), e como Gerente de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional, Segurança, Assuntos da Comunidade e Responsabilidade Corporativa para EnCana, na França, Canadá e Equador. Anteriormente, ele trabalhou na Occidental Petróleo e Gás Corporation em Omã, Estados Unidos, Venezuela e Equador.

O engenheiro Fernando Benalcázar tem ainda participado como palestrante em eventos internacionais organizados pelas Nações Unidas, SPE, IPIECA, OGP, ARPEL, IBP e do Instituto das Américas. No Equador tem participado em eventos do IEHA, ECORAE, FLACSO, BID, Ecuador Oil and Power e ENAEP.