I Concurso de Estruturas da UFJF – Ponte de Papel

Divulgação:

Vídeo sobre o primeiro concurso de Pontes de Papel da Faculdade de Engenharia da UFJF

Reportagem divulgada no SBT – TV Alterosa

Reportagem divuldada no site da UFJF em 16 de Junho de 2005:

Engenharia Civil faz concurso de Estruturas
Quatorze equipes participam do I Concurso de Estruturas, realizado pelo curso de Engenharia Civil da UFJF. Considerada pelo professor Flávio de Souza Barbosa uma oportunidade para que os alunos tenham a idéia real do que seja um projeto, a iniciativa prevê que os grupos construam uma ponte, com a utilização de cartolina e cola. A confecção das estruturas acontecerá nessa sexta, dia 17, na sala do oitavo período, das 8h às 18h.
O concurso foi dividido em 4 etapas. A primeira consistiu em ensaios experimentais, que permitiram aos alunos avaliar a resistência do papel, por meio da tração e da compressão das peças de cartolina. Na segunda fase, os participantes tiveram que apresentar o anteprojeto aos organizadores. Na terceira, o projeto final detalhado foi entregue aos responsáveis pelo concurso. E a quarta, em que as pontes serão construídas, se realizará nessa sexta-feira, dia 17.

Estão participando da iniciativa alunos da Engenharia Civil e da Arquitetura. Foram estabelecidas às equipes apenas as medidas do vão e da largura da ponte e a presença de dois furos no centro, onde será aplicada uma determinada carga. O restante do trabalho depende da criatividade e do empenho dos grupos.

Para o estudante de Engenharia Civil João Paulo Coelho Faria atividades como essa são importantes para uma melhor fixação da matéria. “Esta é uma oportunidade de aplicar, na prática, o que aprendemos na sala de aula”.

A avaliação dos trabalhos acontecerá no dia 22, na Faculdade de Engenharia, e os critérios a serem julgados serão a beleza estética, a estrutura mais leve e a relação carga de ruptura/carga de utilização mais próxima de 1,5. Foram convidados para participar do júri todos os chefes de departamento e o diretor da Faculdade de Engenharia Carlos Elízio Barral Ferreira, o coordenador da Engenharia Civil, Fabiano César Toseti Leal, e todos os professores do departamento de Estruturas. As equipes vencedoras receberão um troféu, e cada membro do grupo será premiado com uma medalha. Além disso, o trabalho corresponderá a 20% das notas das matérias Resistência Material I e Análise Estrutural I, para os participantes da Engenharia Civil.