INICIAL

O Laboratório de Informações Geo-referenciadas (LINGE), localizado no Departamento de Estatística (DE), do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem como principal objetivo o desenvolvimento de pesquisas, teóricas e aplicadas, associadas à Análise de Dados Espaciais (geo-referenciados). São utilizadas técnicas de análise estatística multivariada, tanto para dados numéricos quanto para dados categóricos, técnicas de escalonamento ótimo de variáveis categóricas, assim como técnicas de simulação, para a análise de efeitos espaço, efeitos tempo e também efeitos espaço-tempo. As principais áreas abrangidas pelo projeto do LINGE têm sido saúde, planejamento regional e urbano, amostragem, análise de dados amostrais longitudinais, meio ambiente, marketing e modernização industrial.

O LINGE foi criado com recursos do ProTem – CC do CNPQ e reequipado posteriormente com recursos do CT-INFRA-FINEP. Ele é um laboratório do DE que dá suporte às pesquisas do NUPEAPI – Grupo de Pesquisa cadastrado no diretório do grupo de pesquisa no CNPQ.  Contato: Telefone: (32) 2102-3306 (sub-ramal 4462)