UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Manejo e Conservação da Biodiversidade Aquática: Controles Biológicos e Energéticos de Cylindrospermopsis

Data: 1 de novembro de 2016

   O gênero Cylindrospermopsis é típico de regiões tropicais e apresenta características ecofisiológicas consideradas potencializadoras para sua dominância em sistemas aquáticos eutrofizados: capacidade de regular a flutuação; baixo requerimento de luz; capacidade de fixar nitrogênio atmosférico; alta afinidade e grande capacidade de estoque de fósforo; resistência à predação.

   Todavia ainda não estão claros quais fatores são os principais responsáveis pela crescente ocorrência e/ou dominância de Cylindrospermopsis em grande parte dos reservatórios brasileiros. O conhecimento da dinâmica da comunidade fitoplanctônica pode ser indicador eficiente das alterações naturais ou antrópicas e a taxa de produção primária destaca-se como um importante descritor funcional das comunidades planctônicas.

   Os cálculos de eficiência estimados a partir da ponderação entre produtividade e gastos respiratórios, biomassa e recursos disponíveis, proporcionam um robusto entendimento dos fluxos de energia. Tal entendimento possibilita o desenvolvimento de modelos descritivos e preditivos funcionais.

   O presente trabalho busca avaliar a resposta funcional de populações de C. raciborskii através da variação sazonal no potencial de suas taxas de produtividade, além de fornecer subsídios para a construção de um modelo mitigador para a qualidade da água.


Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.



Integrantes:

Fábio Roland | Coordenador

Simone Jaqueline Cardoso


Financiador(es):

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.