Data: 1 de novembro de 2016
O gênero Cylindrospermopsis é típico de regiões tropicais e apresenta características ecofisiológicas consideradas potencializadoras para sua dominância em sistemas aquáticos eutrofizados: capacidade de regular a flutuação; baixo requerimento de luz; capacidade de fixar nitrogênio atmosférico; alta afinidade e grande capacidade de estoque de fósforo; resistência à predação.
Todavia ainda não estão claros quais fatores são os principais responsáveis pela crescente ocorrência e/ou dominância de Cylindrospermopsis em grande parte dos reservatórios brasileiros. O conhecimento da dinâmica da comunidade fitoplanctônica pode ser indicador eficiente das alterações naturais ou antrópicas e a taxa de produção primária destaca-se como um importante descritor funcional das comunidades planctônicas.
Os cálculos de eficiência estimados a partir da ponderação entre produtividade e gastos respiratórios, biomassa e recursos disponíveis, proporcionam um robusto entendimento dos fluxos de energia. Tal entendimento possibilita o desenvolvimento de modelos descritivos e preditivos funcionais.
O presente trabalho busca avaliar a resposta funcional de populações de C. raciborskii através da variação sazonal no potencial de suas taxas de produtividade, além de fornecer subsídios para a construção de um modelo mitigador para a qualidade da água.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes:
Fábio Roland | Coordenador
Simone Jaqueline Cardoso
Financiador(es):
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.