Florações de cianobactérias em um mundo em mudança

Data: 30 de outubro de 2016

O objetivo geral deste projeto é aumentar a capacidade científica e a experiência de cientistas brasileiros que trabalham na Ecologia Aquática, com ênfase nas cianobactérias, fortalecendo os vínculos acadêmicos com os cientistas da Universidade de Wageningen e do Instituto Holandês de Ecologia (NIOO).

É uma ampliação de um intercâmbio acadêmico anterior, o CAPES-WUR, estabelecido durante quatro anos (2008-2012) entre a WUR e várias universidades brasileiras: Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ; Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN; Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF; Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ; e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Esse projeto já produziu sete artigos, outros três são apresentados e 16 estão em preparação final. Na presente proposta, propomos a continuidade dessa abordagem multidisciplinar com outros brasileiros e cientistas holandeses para ampliar nossos objetivos. Além de compreender melhor os mecanismos de expansão e controle de florescimento de cianobactérias e a produção de cianotoxinas, também analisaremos os efeitos das mudanças climáticas, particularmente o aumento da temperatura que favorece as flores cianobactérias.

O projeto proposto irá não só reforçar a excelente cooperação existente em torno do assunto, mas também fornecer uma base sólida para esta investigação alta qualidade. Seu significado científico abrirá caminho para uma compreensão integradora dos fatores que levam a florescências de cianobactérias, produção de toxinas e suas consequências sob diferentes cenários climáticos.

A importância para a sociedade do projeto está diretamente relacionada com as florações das cianobactérias, que podem ser prejudiciais para os seres humanos e o gado em curto prazo, além da promoção tumoral de certos metabólitos secundários a longo prazo. Globalmente, o projeto dará uma visão sobre o desenvolvimento da floração e toxicidade e sugerirá estratégias de gestão para esta cadeia.

Situação: encerrado.

Integrantes: