UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Mudanças climáticas e biodiversidade em lagos na Bacia Amazônica: Como promover a sustentabilidade ecológica e econômica.

Data: 24 de julho de 2015

   Clim-FABIAM é um projeto de pesquisa multidisciplinar entre as equipes francesa e brasileira. Ele propõe o estudo da biodiversidade aquática, sobretudo de comunidades planctônicas como indicadores de mudança ambiental, da terra e da sua dinâmica em resposta às mudanças ambientais.

   A região de interesse são as várzeas localizadas ao longo do corredor Solimões-Amazonas de Tabatinga (fronteira Colômbia / Peru / Brasil) até Santarém (Pará, Brasil), com uma área estimada de 90.000 km2. Esta região inclui três locais de estudo distribuídos da montante para a jusante, cujo estudo em termos de biologia e hidorgeoquímica está em andamento, como parte de outros programas que envolvem o consórcio Clim-FABIAM.

   As várzeas Amazônicas são ecossistemas altamente produtivos e hotspots de biodiversidade. Esses recursos são controlados principalmente pela dinâmica de inundação dos rios e também pelo ritmo e práticas da população local. As mudanças ambientais tem consequências diretas sobre a dinâmica de sistemas rio-planície de inundação que ameaçam a biodiversidade.

   Clim-FABIAM irá fornecer indicadores espaciais da biodiversidade terrestre e aquática e ferramentas para acompanhar a sua dinâmica, combinando dados de satélite e de modelagem hidrológica in situ baseado em multi-agente de modelagem (ABM) práticas locais. A população local, bem como funcionários do governo e das instituições locais, serão estudadas em diferentes locais ao longo da área de interesse para caracterizar o conhecimento do ambiente, suas mudanças de percepção, a sua visão do futuro e como planejam se adaptar.

   Através da abordagem metodológica ComMod, esta informação será usada para desenvolver ABMs e entender a estratégia de ocupação e exploração dos recursos, além de analisar como este comportamento afeta a biodiversidade. Estes modelos serão utilizados para explorar diferentes cenários de desenvolvimento com base nas condições hidrológicas deduzidas a partir de simulações climáticas regionais.

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

 

Integrantes:

Fabio Roland | Coordenador

Luciana de Oliveira Vidal

Marie Paule Bonnet