Florações de cianobactérias: uma crescente ameaça a lagos rasos

Data: 24 de julho de 2015

Trata-se de um projeto de cooperação internacional no âmbito da CAPES e a Universidade de Wageningen, na Holanda, entre a UFRJ-Museu Nacional e a Wageningen University – Aquatic Ecology and Management Group e outras universidades brasileiras (UFRN, UFJF).

O objetivo geral do projeto é compreender os efeitos e as interações entre diversos fatores sobre a ocorrência de cianobactérias e avaliar estratégias alternativas de manejo para controlar florações de cianobactérias em lagos tropicais e subtropicais.

Em particular, nós estamos investigando:

1.  Como a turbidez e o tempo de residência da água interagem com os níveis de nutrientes;
  2. Como a competição interespecífica, incluindo alelopatia, entre as cianobactérias pode afetar os padrões de dominância e favorecer a floração de algumas espécies;
  3. Como a estrutura trófica da comunidade de peixes e populações de filtradores omnívoros podem ser manejadas para controlar florações;
  4. Quais as principais forças direcionadoras que determinam a composição e dominância de cianobactérias ao longo de um gradiente latitudinal na América do Sul.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes:

Vera Lúcia M. Huszar | Coordenadora

Fabio Roland

Maria Carolina S Soares

Raquel F Mendonça

Marcelo Manzi Marinho

Natália Pessoa Noyma

José Luiz Athayde

Janderson Brasil Dias

Renata de Fatima Panosso

Miquel Lurling

Financiador(es):

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Auxílio financeiro.

CAPES-WUR 007/2007