Estudo integrado de cianobactérias – implicações na potabilidadeda água: aplicação de princípios físicos – ondas evanescentes e interferometria na quantificação de populações de Cylindrospermopsis raciborskii

Data: 24 de julho de 2015

O projeto ora apresentado é um dos componentes de um estudo integrado que tem como foco central as implicações da presença de florações de cianobactérias em águas utilizadas para abastecimento humano. Floração de cianobactérias é uma realidade a ser enfrentada no que tange à gestão dos Recursos Hídricos.

A grande relevância do estudo é concentrar esforços sobre este problema, que é um dos mais complexos tanto em termos de avaliação conceitual, como de estabelecimento de medidas mitigadoras visando a qualidade das águas. A idéia central deste projeto é desenvolver metodologia e equipamento para a contagem de micro partículas e análise do meio circundante a partir da teoria de ondas evanescentes e interferometria.

Populações de Cylindrospermopsis Raciborskii serão utilizadas como modelo de aplicação para amostras naturais. O equipamento funcionará como instrumento de estudo e monitoramento de cianobactérias, visto que a intensidade registrada no osciloscópio depende de fatores como índice de refração da solução, índice de refração da cianobactéria, índice de refração do prisma, tamanho e concentração da cianobactéria, temperatura e distância entre a cianobactéria e a superfície do prisma.

O conhecimento desses fatores permite controlar e/ou monitorar a resposta do meio em relação à presença de cianobactérias. A medição do índice de refração da solução será feita pela técnica interferométrica.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes:

Fabio Roland | Coordenador