UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Estudo do movimento de massas d’água e implicações na emissão de gases de efeito estufa em ecossistemas aquáticos tropicais

Data: 24 de julho de 2015

   O estudo do movimento de massas d’água em lagos e reservatórios fornece subsídios para o entendimento de processos físicos, químicos e biológicos. A variabilidade espaço-temporal dos parâmetros medidos também responde fortemente à hidrodinâmica.

   Vários processos de circulação de massas d’água ocorrem frequentemente em ambientes aquáticos, como resposta a forçantes externas tais como vento e incidência de radiação solar. As implicações da complexidade hidrodinâmica em ecossistemas límnicos dirigindo processos ecológicos relacionados a emissão de gases de efeito estufa motivou a constituição deste projeto.

   Neste sentido, o objetivo central é entender o comportamento de forças físicas hidrodinâmicas e térmicas de lagos e reservatórios, conectados a rios, controlando o balanço de CO2 e CH4.

   Dois ecossistemas serão: um lago Amazônico de águas claras e um reservatório de cerrado. Técnicas hidrodinâmicas associadas a medidas limnológicas e de emissão de dióxido de carbono e metano serão utilizadas.

   O presente trabalho fornecerá conhecimento inédito sobre a circulação de massas d’água e das características da estrutura termal associada à emissão de gases nos dois ambientes em estudo, além de gerar uma grande base de dados limnológicos.

 

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 

 

Integrantes:

Fabio Roland | Coordenador

Luciana O Vidal

Arcilan Assireu

Felipe Siqueira Pacheco

Nathan Barros

 

Financiador(es):

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.