Distúrbios no ciclo global do carbono por reservatórios artificiais: uma comparação boreal/tropical/sub-tropical

Data: 24 de julho de 2015

Os reservatórios têm sido identificados como importantes fontes de dióxido de carbono e metano para a atmosfera devido à degradação da matéria orgânica terrestre que é alagada durante o enchimento inicial, bem como a matéria importada da bacia de drenagem durante a operação do sistema. Em adição, estes sistemas atuam como importantes estoques globais de carbono, que também é sequestrados pelos sedimentos desses locais.

Não existe uma análise unificada do impacto dos reservatórios sobre o ciclo do carbono. Além disso, os reservatórios tropicais e temperados têm sido sugeridos para diferentes funções em termos de ciclo do carbono, embora não haja nenhuma comparação que verifique esta hipótese.

O projeto sugere a integração da sedimentação e emissão de gás em reservatórios de diferentes latitudes para acessar o significado global dos reservatórios do ciclo do carbono. Baseado em uma colaboração bilateral de pesquisadores e estudantes, serão usados dados disponíveis em fontes internacionais com arquivos do Brasil e Suécia, medidas de campos, e experimentos.

Artigo científico em preparação: Knowns and unknowns of hydroelectric reservoir impacts on carbon cycling.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes:

Fábio Roland | Coordenador

Nathan Barros

Raquel Fernandes Mendonça

Lars Tranvik

Simone Jaqueline Cardoso

Financiador(es): The Swedish Foundation for Internat. Cooperat. in Research and Higher Educ – Cooperação.