Data: 24 de julho de 2015
Os reservatórios têm sido identificados como importantes fontes de dióxido de carbono e metano para a atmosfera devido à degradação da matéria orgânica terrestre que é alagada durante o enchimento inicial, bem como a matéria importada da bacia de drenagem durante a operação do sistema. Em adição, estes sistemas atuam como importantes estoques globais de carbono, que também é sequestrados pelos sedimentos desses locais.
Não existe uma análise unificada do impacto dos reservatórios sobre o ciclo do carbono. Além disso, os reservatórios tropicais e temperados têm sido sugeridos para diferentes funções em termos de ciclo do carbono, embora não haja nenhuma comparação que verifique esta hipótese.
O projeto sugere a integração da sedimentação e emissão de gás em reservatórios de diferentes latitudes para acessar o significado global dos reservatórios do ciclo do carbono. Baseado em uma colaboração bilateral de pesquisadores e estudantes, serão usados dados disponíveis em fontes internacionais com arquivos do Brasil e Suécia, medidas de campos, e experimentos.
Artigo científico em preparação: Knowns and unknowns of hydroelectric reservoir impacts on carbon cycling.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes:
Fábio Roland | Coordenador
Nathan Barros
Raquel Fernandes Mendonça
Lars Tranvik
Simone Jaqueline Cardoso
Financiador(es): The Swedish Foundation for Internat. Cooperat. in Research and Higher Educ – Cooperação.