UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Autochthonous vs. allochthonous DOM source and bacterial metabolism: influence to the carbon balance in mesocosms experiments

Data: 24 de julho de 2015

   Os ecossistemas de água doce processam grandes quantidades de carbono terrestre e são um elo importante para o carbono global. Até à data, sabe-se que a maior parte da matéria orgânica dissolvida (DOM) terrestre subsidia os processos de mineralização aquática, como a respiração. Em contraste, os DOM autóctones (por exemplo derivados de algas) são amplamente utilizados na produção de biomassa secundária através de teia alimentar microbiana. Portanto, DOM terrestre é uma fonte de energia importante, enquanto DOM autóctone é uma importante fonte de matéria orgânica para a teia alimentar aquática.

2375587   Estudos recentes sugerem que a mistura de DOM terrestre e autóctone pode estimular mais a produção secundária bacteriana, aumentando a eficiência de crescimento bacteriano (BGE), como resultado de um uso mais eficiente de recursos em um sistema com maior diversidade de substrato. Assim, a mistura de DOM derivado de algas e derivados terrestres pode afetar o balanço de carbono em sistemas aquáticos, uma vez que pode afetar BGE e processamento de carbono em lagos.


   
Nós hipotetizamos que a mistura de algas e DOM terrestres estimula a produção bacteriana em vez da respiração, o que pode contribuir para a acumulação de carbono no sistema aquático devido ao maior BGE.

   Para testar esta hipótese, vamos montar experiências de mesocosmo no tanque de água com 4 tratamentos:

    1. Água do lago (tratamento de controlo)
    2.
Água do lago + nitrogênio e fósforo (+ NP)
    3.
Água do lago + lixo terrestre (matéria orgânica terrestre; + TOM)
    4.
Lago água + NP + TOM.
 

   Durante 6 semanas, mediremos a saturação de CO2, bem como os parâmetros das comunidades planctônicas (bactérias, fito e zooplâncton) — como biomassa e produção de biomassa, respiração bacteriana e respiração total do plancton. Em paralelo, realizaremos experimentos de microescala para descrever o processo de lixiviação da ninhada. Os resultados deste projeto ajudarão a compreender como as misturas de DOM podem afetar o equilíbrio de carbono de todo o sistema. 

 

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

 

Integrantes:

André Megali Amado | Coordenador

Fabio Roland

Luciana O Vidal

Natália Pessoa Noyma

Caroline Gabriela Bezerra de Moura

Tatyane Ribeiro Paitot

Bárbara de Araújo Quadros

Elinez da Silva Rocha