Data: 24 de julho de 2015
Os ecossistemas de água doce processam grandes quantidades de carbono terrestre e são um elo importante para o carbono global. Até à data, sabe-se que a maior parte da matéria orgânica dissolvida (DOM) terrestre subsidia os processos de mineralização aquática, como a respiração. Em contraste, os DOM autóctones (por exemplo derivados de algas) são amplamente utilizados na produção de biomassa secundária através de teia alimentar microbiana. Portanto, DOM terrestre é uma fonte de energia importante, enquanto DOM autóctone é uma importante fonte de matéria orgânica para a teia alimentar aquática. Estudos recentes sugerem que a mistura de DOM terrestre e autóctone pode estimular mais a produção secundária bacteriana, aumentando a eficiência de crescimento bacteriano (BGE), como resultado de um uso mais eficiente de recursos em um sistema com maior diversidade de substrato. Assim, a mistura de DOM derivado de algas e derivados terrestres pode afetar o balanço de carbono em sistemas aquáticos, uma vez que pode afetar BGE e processamento de carbono em lagos.
Nós hipotetizamos que a mistura de algas e DOM terrestres estimula a produção bacteriana em vez da respiração, o que pode contribuir para a acumulação de carbono no sistema aquático devido ao maior BGE.
Para testar esta hipótese, vamos montar experiências de mesocosmo no tanque de água com 4 tratamentos:
1. Água do lago (tratamento de controlo)
2. Água do lago + nitrogênio e fósforo (+ NP)
3. Água do lago + lixo terrestre (matéria orgânica terrestre; + TOM)
4. Lago água + NP + TOM.
Durante 6 semanas, mediremos a saturação de CO2, bem como os parâmetros das comunidades planctônicas (bactérias, fito e zooplâncton) — como biomassa e produção de biomassa, respiração bacteriana e respiração total do plancton. Em paralelo, realizaremos experimentos de microescala para descrever o processo de lixiviação da ninhada. Os resultados deste projeto ajudarão a compreender como as misturas de DOM podem afetar o equilíbrio de carbono de todo o sistema.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes:
André Megali Amado | Coordenador
Fabio Roland
Luciana O Vidal
Natália Pessoa Noyma
Caroline Gabriela Bezerra de Moura
Tatyane Ribeiro Paitot
Bárbara de Araújo Quadros
Elinez da Silva Rocha