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O que é
O Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) é um módulo do SIASG cuja finalidade é cadastrar e habilitar parcialmente os interessados, pessoas físicas ou jurídicas, em participar de licitações realizadas por órgãos/entidades da Administração Pública Federal, bem como, acompanhar o desempenho dos fornecedores cadastrados e ampliar as opções de compra do Governo Federal. Desde a edição da Instrução Normativa nº 05, de 21 de julho de 1995, só poderá firmar contrato com o Serviço Público Federal (serviços ou materiais) os fornecedores devidamente cadastrados, com exceção da aquisição por compras diretas.
É uma importante ferramenta para os processos licitatórios pois garante benefícios e vantagens a todos os interessados (governo e fornecedor) tais como: cadastramento único na Administração Pública Federal; desburocratização do processo de cadastramento e habilitação parcial; divulgação, em nível nacional e maior velocidade na atualização de seus dados cadastrais e de habilitação parcial; seleção do fornecedor com base na linha de fornecimento de material/serviço; redução dos custos de manutenção do cadastro de sua empresa junto aos órgãos/entidades do Governo Federal; maior transparência e oportunidade de participação em processos licitatórios.
Como realizar seu cadastro
Os fornecedores foram dispensados de apresentar documentos presencialmente e as unidades cadastradoras deixaram de existir. A participação nas compras governamentais foi facilitada e o cadastramento e atualização dos dados passou a ser feita pelo próprio fornecedor, com certificado digital, diretamente na plataforma do SICAF.
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