GEO192 – Tópicos Especiais e Estudos e Predição de Escorregamentos em Encostas

Professor: Ricardo T. Zaidan

ICH/DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS

EMENTA

Ampliação dos conhecimentos ligados ao processo modelador de vertente, escorregamento, através da análise dos tipos de classificação, inspeções, levantamentos de dados e mensurações em campo; modelagem para predição e classificação de riscos associados. Trabalho de Campo.

CONTEUDO

• Prova 1
  • Prova 2

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

AUGUSTO FILHO, O. e VIRGILI, J. C. Estabilidade de Taludes. In: OLIVEIRA, A. M. D. S. e BRITO, S. N. A. D. (Ed.). Geologia de Engenharia. São Paulo: ABGE, 2004. p.243-269.

CERRI, L. E. D. S. e AMARAL, C. P. D. Riscos Geológicos. In: OLIVEIRA, A. M. D. S. e BRITO, S. N. A. D. (Ed.). Geologia de Engenharia. São Paulo: Associação Brasileira de Geologia de Engenharia – ABGE, 2004. p.301-310.

FERNANDES, N. F. e AMARAL, C. P. Movimentos de massa: uma abordagem geológico-geomorfológica. In: GUERRA , A. J. T. e CUNHA, S. B. (Ed.). Geomorfologia e meio ambiente. Rio de Janeiro 1996. p.123-194.

FLORENZANO, T. G. Geomorfologia: Conceitos e Tecnologias Atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. 318 p.

GUERRA, A. J. T. e CUNHA, S. B., Eds. Geomorfologia e Meio Ambiente. 3ªed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. 394 p.

GUERRA, A. J. T. e OLIVEIRA, S. B. D., Eds. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 3ªed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995. 472 p.

GUIDICINI, G. e NIEBLE, C. M. Estabilidade de taludes naturais e de escavação . 2ªed. São Paulo: Edgard Blücher, 1984. 194 p.

GUIMARÃES, R. F.; JÚNIOR, O. A. D. C.; GOMES, R. A. T. e FERNANDES, N. F. Movimentos de Massa. In: FLORENZANO, T. G. (Ed.). Geomorfologia: conceitos e tecnologias atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. p.318.

VALERIANO, M. D. M. Dados Topográficos. In: FLORENZANO, T. G. (Ed.). Geomorfologia: Conceitos e Tecnologias Atuais. São Paulo: Oficina de Textos, 2008. p.73-104.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BLASIO, F. V. D. Introduction to the Physics of Landslides: Lecture Notes on the Dynamics of Mass Wasting. London/New York: Springer, 2011. 408 p.

BRADY, N. C. Natureza e Propriedades dos Solos. 7ªed. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1989. 898 p.

CHORLEY, R. J.; SCHUMM, S. A. e SUGDEN, D. E. Geomorphology. London: Methuen, 1985. 605 p.

CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2ªed. São Paulo: Edgard Blücher, 2002. 188 p.

GERSCOVICH, D. M. S. Estabilidade de Taludes. São Paulo: Oficina de Textos, 2012. 166 p.

GOODCHILD, M. F.; PARKS, B. O. e STEYAERT, L. T., Eds. Environmental Modeling with GIS. New York: Oxford University Press, 1993. p.

PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J. e JORDAN, T. H. Para Entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2008. 656 p.

RESENDE, M.; CURI, N.; REZENDE, S. B. D. e CORRÊA, G. F. Pedeologia: Base para Distinção de Ambientes. 1ªed. Viçosa: JARD, 1995. 304 p.

SELBY, M. J. Hillslope Materials and Processes. 2ªed. New York: Oxford University Press, 1993. 451 p.

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. D.; FAIRCHILD, T. R. e TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2001. 568 p.

TORRES, F. T. P.; NETO, R. M. e MENEZES, S. D. O. Introdução à Geomorfologia. São Paulo: Cengage, 2012. 322 p. (Coleção Textos Básicos de Geografia)

MATERIAIS:

Disciplina Presencial