About this journal

Data: 7 de junho de 2011

edição atual|  eds. anterioressubmeter texto sobre esta revista |  expediente
current issue|  earlier issuessubmit articles about this journal |  journal people

Zanzalá – Revista Brasileira de Estudos de Ficção Científica (ISSN 2236-8191) é a primeira revista acadêmica brasileira, peer-reviewed, dedicada aos estudos da ficção científica em suas múltiplas plataformas ou manifestações: prosa, poesia, cinema, televisão, teatro, música, videogames, etc.. Trata-se de uma publicação vinculada ao grupo de pesquisa (CNPq) Laboratório de Estudos em Ficção Científica Audiovisual (LEFCAV), sediado no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora. Sua publicação é anual, dividida em dois volumes por semestre. São aceitos textos nas categorias ensaio, short paper e resenha, em 5 línguas: português, inglês, espanhol, francês e italiano. O título da revista homenageia um romance fundamental na história da literatura brasileira de ficção científica: Zanzalá e O Reino do Céu (1949), de Afonso Schmidt. Na obra de Schmidt, Zanzalá é o nome da cidade utópica erguida num vale situado no sopé da Serra do Mar – a mesma localização de Cubatão, onde o autor nasceu em 1890. O romance de Schmidt foi publicado pela primeira vez em capítulos no jornal O Estado de S. Paulo, em 27 de fevereiro de 1928. Em 1949, o romance completo foi lançado em volume único pela editora Clube do Livro.  Zanzalá também significa “flor de Deus”, nome dado à flor “aleluia” que floresce no coração da Serra do Mar.

Zanzalá – The Brazilian Journal for SF Studies (ISSN 2236-8191) is the first Brazilian academic journal, peer-reviewed, dedicated to the study and research of science fiction in multiple formats: literature, film, television, theater, music, games, etc. .. Zanzalá is administrated by the research group (CNPq) Laboratory for Studies in Audiovisual Science Fiction (LEFCAV), based at the Institute of Arts and Design, Federal University of Juiz de Fora. This journal is published in two volumes per year. Texts are accepted in 3 categories: essay, short paper and review, in 5 languages​​: Portuguese, English, Spanish, French and Italian. The title of the journal honors a seminal novel in the history of Brazilian science fiction literature: Zanzalá and the Kingdom of Heaven (1949), by Afonso Schmidt. In Schmidt’s novel, Zanzalá is the name of the utopian city set in a valley at the foot of Serra do Mar – the same location of the city of Cubatão, where the author was born in 1890. Schmidt’s novel was first published in chapters on the newspaper O Estado de S. Paulo, on February 27, 1928. In 1949, the full-length novel was released in a single volume published by Clube do Livro. Zanzalá also means “flower of God”, the name given to the flower “Hallelujah” that flourishes in the heart of Serra do Mar.

Laboratório de Estudos em Ficção Científica Audiovisual