UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Coleção de Anfíbios

Você está em: Coleção de Anfíbios

Sala da CAUFJF

Sala da CAUFJF

A Coleção de Anfíbios da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAUFJF) foi fundada no ano 2000 pela Profa. Dra. Rose Marie Hoffmann de Carvalho, com o objetivo de catalogar a diversidade de anfíbios, principalmente na região da Zona da Mata Mineira, e dar apoio aos trabalhos em andamento.

Em 2019, após contratação do Prof. Renato Nali, a coleção foi reformulada, com novo método de tombamento, planilhamento eletrônico dos dados, e organização do espaço, para facilitação de visitas externas.

Os espécimes são mantidos em via úmida (etanol 70%), em frascos de vidro dentro de armários de metal. Tanto os espécimes quanto os frascos são devidamente etiquetados e separados por espécie e expedição de campo.

A CAUFJF conta com mais de 2000 exemplares, pertencentes a mais de 100 espécies de 15 famílias de anfíbios, provenientes de oito estados diferentes

 

Além disso, em 2019 foi fundada a Coleção de Anfíbios da Universidade Federal de Juiz de Fora – Tecidos (CAUFJF – T), um banco de amostras de tecidos para análises de biologia molecular, em consonância com as novas linhas de pesquisa. As amostras são mantidas em freezer no laboratório, organizadas com planilha própria e linkadas com a CAUFJF, sempre que o espécime é também presente. A CAUFJF-T já conta com mais de 200 amostras.

 

Para auxílio na manutenção das coleções, o LECEAN conta com um projeto de Treinamento Profissional Acadêmico, com bolsistas da PROGRAD/UFJF e voluntários, de forma a capacitar alunos para trabalhar em coleções zoológicas.

 

Para consulta sobre o material disponível e agendamento de visitas, clique em CONTATO.