UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

PIBIART

Você está em: Projetos > PIBIART

PROJETO: Os narradores e as narrativas dentro dos retratos familiares: análise de 3 gerações femininas na zona da mata mineira 

JULIA 5    JULIA 4     JULIA 2    JULIA 3    JULIA 1

SÍNTESE: O projeto apresentado é um desdobramento das atividades no LAVIDOC (UFJF) – Laboratório de Antropologia Visual e Documentário em que o discente participa como membro da equipe de pesquisa. É uma proposta para a área das Artes, onde tem como principal ferramenta de trabalho, a fotografia e suas potencialidades nas Ciências Humanas.  Nesse sentido, nos interessa a construção da memória e a representação da família ao longo de três gerações. De maneira objetiva, o tema investigado se baseia nos registros fotográficos familiares ao longo de três gerações, para saber quais são as narrativas entre os fotógrafos/narradores, seu papel social dentro do núcleo familiar e a concepção de família. 

BOLSITA:  Julia Manaia Lardo Bioni

ORIENTADOR: Carlos Francisco Perez Reyna

________________________________________________________________________________

PROJETO: Memórias Urbanas

5    3    4    2    1

 

SÍNTESE: O projeto Memórias Urbanas, busca através da pesquisa e produção artística e antropológica, a preservação, promoção e difusão do patrimônio material e imaterial ainda existente no comércio tradicional do centro histórico de Juiz de Fora. Com vista à publicação de seu terceiro livro, a presente edição participante do PIBIART (2020-21) que conta com a participação da artista em formação, pesquisadora e integrante do LAVIDOC Julia Ciampi, propõe-se a investigar dois outros importantes setores da cidade: Bares e Hotéis.

BOLSISTA: Julia Ciampi

Laboratório de Antropologia Visual e Documentário