UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Pesquisadores

Você está em: Pesquisadores

CARLOS P. REYNA 

Professor Associado II no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCSo) da Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de pesquisa ” Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais”. Professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual do Instituto de Artes e Design (IAD). É coordenador do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC) financiado pela FAPEMIG. Colaborador do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA) da UFJF. Do ponto de vista das Ciências Sociais, tem experiência na área de Antropologia em temas ligados à Etnologia, Antropologia Cultural, Antropologia Social e Ritualidade. Na área de Sociologia a temas vinculados à Religiosidade, Formas de Sociabilidade, Memória, História Oral e Sociologia Urbana e Mídias. Em ambos territórios utiliza o cinema e a fotografia como ferramenta e objeto de pesquisa, também chamada Antropologia Visual. Como o apoio inicial da PAPEMIG, realizou vários filmes documentários resultados de suas pesquisas acadêmicas. entre eles: O Exú no Reino de Ogum (2013), Cortina de Bambú (2014), Zé Carreiro, a Padroeira e o Congado (2018). 

creynna@gmail.comCurriculum Lattes  

 

____________________________________________________________________________________________________________________________


  

VALÉRIA DE FARIA CRISTOFARO

Professora Associada III do Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Trabalha com ensino e pesquisa nas áreas de imagem digital, cultura visual, fotografia, memória e patrimônio nos cursos Artes Visuais e Licenciatura em Arte Visuais (IAD/UFJF). Cursou Doutorado em Artes Visuais (concentração em Arte e Cultura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado em Artes Visuais (concentração em Tecnologias da Imagem) pela Universidade de Brasília (UnB), Graduação em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Artes Industriais pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora – CES. Participante do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC-UFJF) desde 2014.

 |  Curriculum Lattes     

 

 

 

 

MARINA BERTHET

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (2006) ; DEA em ciências sociais pela EHESS (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales de Marseille (1999)) com equivalência obtida em Mestrado em ciências sociais (USP, São Paulo). Graduação em antropologia – Universidade Lyon II Bron, França (1996-1997) com equivalência em graduação em Ciências sociais (IFCS- UFRJ, Rio de Janeiro). Outras graduações: – FLE I (Françês como língua estrangeira)- Universidade Stendhal, Grenoble III, França (2005) Certificado Internacional de Estudos em Economia e Desenvolvimento no Instituto 3A (Africa, América Latina, Asia) Lyon, França (1995). Professora adjunta II da UFJF em História da África. Possui experiência em antropologia e história. Temas, áreas de pesquisa e interesse: São Tomé e Príncipe e Cabo Verde (socio-antropologia e história, migrações, projetos de desenvolvimento, memória e canções do trabalho forçado, história política); Benim história e interdisciplinaridade (arte e história, artesões, memórias e história, história política), África do Índico e as ilhas (história comparada com as ilhas do Atlântico).

marina.berthet@ufjf.edu.br |  Curriculum Lattes     

 

 

ELIZABETH DE PAULA PISSOLATO

Etnóloga, docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Departamento de Ciências Sociais da UFJF, doutora (2006) e mestre (1996) em antropologia social pelo Museu Nacional da UFRJ e participante do grupo de pesquisa Cultura, Produções Simbólicas e Processos Sociais (UFJF). Ao longo do período 2009/2010 participou também do Centre Enseignement et Recherche en Ethnologie Amérindienne/EREA/CNRS e do Laboratoire d?Éthnologie et Sociologie Comparative (LESC/Université Paris X) em Paris, França. Atualmente, faz parte do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário e Realiza pesquisas com os Guarani Mbya. Tem interesse em temas diversos no campo da etnologia indígena, como parentesco, ritual, xamanismo e transformações indígenas, e em Teorias Antropológicas, com especial atenção aos debates contemporâneos sobre corpo, emoções, natureza e cultura.

| Curriculum Lattes 

 

MARCOS OLENDER

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2007). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência nas áreas de História e de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em História Regional do Brasil e em Patrimônio Histórico e Cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: revitalização, conservação e restauro, instrumentos de proteção do patrimônio, política e gestão em patrimônio cultural, história da arquitetura moderna e contemporânea, memória ferroviária, história das exposições nacionais e internacionais das indústrias e das belas-artes, colonização alemã e arquitetura da imigração (principalmente alemã e italiana).  

olender@terra.com.br  | Curriculum Lattes 

 

 

 

MARCELLA BERALDO

Professora de Antropologia do Departamento de Ciências Sociais da UFJF, Mestre em Antropologia pela UNICAMP e Doutora em Ciências Sociais com ênfase em Antropologia também pela na UNICAMP. Pesquisa principalmente nas áreas de gênero e sexualidade, atualmente coordena uma pesquisa sobre maternidade quilombola em Minas Gerais intitulada “Par-te de mim: um estudo etnográfico da maternidade em diferentes contextos” e coordena atualmente um Projeto de Extensão na UFJF atendendo questões relacionadas a maternidade. Pesquisa também na área de direitos de minorias e sistema de justiça, mais especificamente, antropologia do direito e dos conflitos. Tem interesse ainda em pesquisas com as temáticas de agroecologia, cultura popular e sagrado feminino. Bacharel em Direito pela PUC-Campinas e Bacharel em Ciências Sociais pela Unicamp. Está vinculada a alguns Núcleos de pesquisa de diversas universidades brasileiras: Pagu – Núcleo de Estudos de Gênero da Unicamp; NEEV – Núcleo de Estudos da Violência da UENF; INCT-Ineac – Instituto de Ciência e Tecnologia de pesquisas sobre administração de conflitos da UFF, Tapuia – Núcleo de Antropologia da UFJF.

marcellaberaldo@hotmail.com | Curriculum Lattes 

 

 

 HEBE MATTOS

Professora Titular Livre da Universidade Federal de Juiz de Fora e pesquisadora 1 A do CNPq, possui graduação (1980), mestrado (1985) e doutorado (1993) em História pela Universidade Federal Fluminense, com Pós-Doutorado na University of Maryland at College Park (1997) , na UNICAMP (2001) e na Sorbonne – Paris IV (2008). É Professora titular aposentada da Universidade Federal Fluminense, onde continua como credenciada no Programa de Pós-Graduação em História. Foi Professora Visitante na Columbia University (Ruth Cardoso Chair, Fulbright/CAPES, 2013/2014), na Universidade Federal de Pernambuco (CNPq, 2013), na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (2004) e na University of Michigan (1996). Coordenadora associada do Laboratório de História Oral e Imagem – rede de pesquisa (LABHOI UFF/UFJF), é autora dos livros Ao Sul da História (1987); Das Cores do Silêncio (1995); Memórias do Cativeiro (2005) e co-diretora dos vídeos-documentários Memórias do Cativeiro (2005); Jongos, Calangos e Folias (2007); Versos e Cacetes (2009) e Passados Presentes (2011). É também coordenadora do banco de dados e das exposições do Projeto Passados Presentes. Memória da Escravidão no Brasil www.passadospresentes.com.br, (2015) bem como dos aplicativos de turismo de memória para tablet e celular Pequena África; Quilombo do Bracuí, Quilombo São José e Jongo de Pinheiral (2017). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, abolição, memória, vídeo-história e história oral.

barbara.duarte@ufjf.edu.br  | Curriculum Lattes 

 

 

DANIEL ALBERGARIA SILVA

Doutor em Ciências Sociais pelo PPGCSO/UFJF, bolsista Fapemig. Bolsista no Programa de Doutorado Sanduiche no Exterior (CAPEs/PDSE / 2013-2014) na École Pratique des Hautes Études (EPHE), Sorbonne. Tese “Festas de Guardas, Ternos e Nações: a Coroação de Reis Congos e a devoção a Nossa Senhora do Rosário”. Mestre em Ciências Sociais pelo PPGCSO/UFJF. Dissertação “O Ritual da Congada e o ‘estar no rosário’.Um estudo etnográfico acerca da festa e das mediações em São João del Rei”. Pesquisa etnográfica realizada junto aos grupos de congado no Campo das Vertentes, Minas Gerais. Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Docente na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade de Barbacena (2016-2018), onde desenvolveu, junto ao corpo discente, pesquisa em etnografia urbana de festas dos congados/reinados em cidades da mesorregião do Campo das Vertentes. Atua nas áreas de antropologia, etnografia, religiosidades de matriz africana, antropologia dos rituais, urbana e visual, além de sociologia e antropologia da educação. Dedica-se ao estudo dos mitos e dos ritos do que se chama por cultura popular e manifestações de matriz africana no Brasil. Nomes em citação. ALBERGARIA, D. ; SILVA, D.A. ; SILVA, Daniel Albergaria

nielalbergaria@hotmail.com | Curriculum Lattes 

 

 

FERNANDA DO NASCIMENTO THOMAZ

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestrado e doutorado em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2008 e 2012). Tem experiência na área de História da África e realiza pesquisas sobre História de Moçambique, com ênfase nos seguintes temas: colonialismo, identidade, justiça, raça e gênero. Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal de Juiz de Fora, onde coordena o Grupo de pesquisa Afrikas e curso de Pós-graduação Lato Sensu em História da África – Pós Afrikas.

 

 

fefathomaz@yahoo.com.br | Curriculum Lattes 

 

 

 

 

GHEYSA LEMES G. GAMA

Doutora (2016) e Mestre (2008) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Especialista em Planejamento e Gestão Social (2005) e Graduada em Turismo (2004) pela UFJF. É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF Sudeste MG), Campus Juiz de Fora, onde atua como docente, coordenadora e supervisora de estágio no curso técnico em Eventos. Seus interesses em pesquisa residem especialmente na área de narrativas de viagem no cinema, na interseção entre eventos e rituais e em pesquisas que buscam compreender o processo de educação profissional, especificamente, do cursos técnico em Evento que pertence ao eixo “Turismo, Hospitalidade e Lazer”. É membro do LAVIDOC – Laboratório de Antropologia Visual e Documentário.

 

 

gheysa.gama@ifsudestemg.edu.br | Curriculum Lattes 

 

 

 

MARGARETE CHAVES

Doutora em Ciências Sociais (UFJF, 2015), pesquisadora do Laboratório de Antropologia e Documentário (LAVIDOC-UFJF). Mestre em Psicologia (UFSJ, 2010). Graduada em Psicologia, foi professora substituta na UFSJ (2016) e professora adjunta na UNIPAC (Barbacena, 2008-2018). Atualmente, trabalha na área de saúde mental, clínica e psicossocial. Pesquisas sobre a infância, socialização, os modos de subjetivação na atualidade, promoção de saúde mental na infância e antropologia do cinema.

 

 

| Curriculum Lattes 

 

 

 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

  ANA IDALINA CARVALHO

Bacharela e licenciada em Filosofia (UFJF, 2013), especialista em Filosofia, Cultura e Sociedade (UFJF, 2014), mestra em Ciências Sociais (UFJF, 2017). Atualmente, cursa doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, onde desenvolve pesquisa no campo da Antropologia Digital sobre a atualização dos dois mundos – online e offline, a partir da interação social nos games mobile do gênero Battle Royale.  Atua como pesquisadora no LAVIDOC – Laboratório de Antropologia Visual e Documentários, vinculado à linha de pesquisa “Cultura, processos simbólicos e práticas sociais” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFJF). Bolsista FAPEMIG. Tem experiência na área da Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnografia em prisões, antropologia digital, etnografia virtual, autoetnografia, cibercultura, antropologia visual, antropologia dos jogos.

idalinadecarvalho@gmail.com | Curriculum Lattes 

  GUSTAVO GOBBI

Graduação em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2010). Especialista em Religiões e religiosidades afro-brasileiras (2014). Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora na linha de pesquisa Diversidades e Fronteiras Conceituais, tendo como orientador o Prof. Dr. Carlos Perez Reyna (2017). É membro pesquisador do Laboratório de Antropologia Visual em Documentário (LAVIDOC). Está em fase de doutoramento em História Social, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), tendo como orientador o Prof. Dr. Milton Araújo Moura. Desenvolveu pesquisa com comerciantes, suas práticas religiosas e a presença do sagrado no ambiente de seus estabelecimentos comerciais, a partir do uso da imagem fotográfica, enquanto recurso de análise capaz de aprofundar as narrativas do sagrado. Atualmente, pesquisa sobre embates e tensões discursivas entre sambistas baianos e cariocas, na primeira metade do século XX.

gustavogobbinovaes@ymail.com | Curriculum Lattes 

 

  SAMIRA PEREIRA


Atualmente, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduada no Curso de Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e Letras – ICHL, da Universidade Federal de Alfenas-MG (2019). Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq (2015-2016) e PROBIC/UNIFAL-MG (2017-2018). Monitora da disciplina de Sociologia I (2016) e também monitora da disciplina de Antropologia I (2018). Integrou a equipe de Gestão do Cursinho Preparatório para o ENEM da UNIFAL-MG (2019). Participa além disso, do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC), vinculado à Linha de Pesquisa ?Cultura, Processos Simbólicos e Práticas Sociais do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e ao Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora (2020). Tem interesse nos temas: Etnografia digital; Desvios Sociais; Mídias Sociais; Redes Sociais; Comportamento.

samiracsp@outlook.com  | Curriculum Lattes 

 

____________________________________________________________________________________________________________________________

 

 

ANA PAULA ROMERO ANDRADE

Cursando a graduação em Design pela UFJF. Graduada no Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora -UFJF (2012-2016).  Atualmente é bolsista no Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC),  com área de interesse em documentário e animação. 

 

 

 

 

anapromeroandrade@gmail.com | Curriculum Lattes 

 

 

 JULIA BIONI

Possui graduação em Interdisciplinar em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2019). Atualmente é participa como bolsista (TP) do Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC) financiado pela FAPEMIG da Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do coletivo artístico Rumino (2018) . Do ponto de vista da área de Cinema e das Artes Visuais, seus temas e pesquisas transitam nos territórios do Cinema e Ciências Sociais, Documentário, Direção de Fotografia, Fotografia e Antropologia Visual. Buscando temas como memória, feminismo e a utilização da imagem através do cinema, fotografia, muralismo e pintura.

 

 

juliabioni@gmail.com | Curriculum Lattes 

 

 

 

 JANIS SALGADO FERNANDES

Possui graduação no curso Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e está cursando Ciências Sociais pela mesma instituição. Tem experiencia em Antropologia do corpo e da saúde, envolvendo temáticas como maternidade, ginecologia e sexualidade.

 

 

 

janis_mg@hotmail.com | Curriculum Lattes 

 

 

 JÚLIA GAMA

Graduada no curso de Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Atualmente, cursa a graduação em Cinema e Audiovisual, também pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É bolsista de monitoria da disciplina de Análise Fílmica e integrante do LAVIDOC – Laboratório de Antropologia Visual e Documentário. Suas áreas de interesse incluem estética, documentário, teoria do cinema, análise fílmica, entre outras.

 

 

 

juliadagamafernandes@gmail.com | Curriculum Lattes 

 

DAVID BIOLCHINI

Atualmente é graduando em Rádio, TV e Internet pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Bolsista de Vídeo no Coro Acadêmico da UFJF. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio, TV e Internet.

 

 

 

 

dbiolchini@hotmail.com | Curriculum Lattes 

 

 

JULIA CIAMPI

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Cristo Redentor – Academia de Comércio(2015). Tem experiência na área de Artes.

 

 

 

 

 

julinhaciampi@gmail.com | Curriculum Lattes 

 

 

 

Laboratório de Antropologia Visual e Documentário