Fechar menu lateral

LAVIDOC

O Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (LAVIDOC), está vinculado à Linha de Pesquisa “Cultura, Processos Simbólicos e Práticas Sociais” do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais do Instituto de Ciências Humanas e ao Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Inaugurado em 2012, com o financiamento da FAPEMIG, atua na produção e reflexão do uso do filme e a fotografia enquanto documentos e ferramentas constitutivos de pesquisa, denominado “Antropologia Visual”, bem como objeto, colocando o conteúdo da “tela” como suporte empírico para estudos antropológicos, sociológicos e históricos, denominado “Antropologia do Cinema”. Dentro dessas propostas, o laboratório objetiva entre outras coisas: pesquisa, formação de alunos, debates e promove encontros de pesquisadores, docentes e alunos ligados a seus temas.
Outras duas atividades permanentes ao laboratório são a extensão e a assessoria. Na extensão, com a perspectiva do conceito de Auto etnografia, tem por objetivo estabelecer uma alternativa de ensino da universidade com as comunidades. No concernente a assessoria, auxilia e orienta na produção e realização do discurso documentário. Nesse sentido, promove cursos e oficinas às diferentes escolas da Zona da Mata mineira.
Finalmente, insistiremos sobre o papel que deve caber ao audiovisual como via sui generis de observação, de inquérito e de descoberta. Assim sendo, o LAVIDOC procurará constantemente experimentações e diálogos entre o cinema e antropologia, a sociologia e a história.