Entre Professores e Alunos. A Geografia do Espaço Vivido da Cidade Alta de Juiz de Fora.

Resumo:

Analisar e vivenciar a realidade da formação de professores e alunos do Curso de Geografia da UFJF em conjunto com professores e alunos do ensino público da Cidade Alta de Juiz de Fora. A interação entre pesquisa e extensão se dá em função da interação entre os conceitos e fundamentos da ciência geográfica em seu embasamento na formação profissional e na conseqüente realidade com suas limitações e potencialidades.

Justificativa:

O presente projeto tem como objetivo o diálogo e a prática entre professores e alunos sobre o conhecimento geográfico da Cidade Alta de Juiz de Fora, mais precisamente os bairros lindeiros à Universidade Federal de Juiz de Fora.

A relação a que se propõe o projeto se dará entre professores e alunos do Curso de Geografia da UFJF, professores da rede oficial de ensino das escolas da Cidade Alta e seus respectivos alunos. Considerando que professores da rede pública foram alunos da Licenciatura em Geografia e hoje exercem sua profissão em colégios na região urbana onde se localiza a Universidade.

Entende-se que o exercício da proposta do projeto possa contribuir no âmbito social e acadêmico no desempenho pedagógico, didático, teórico e prático do exercício e da aprendizagem da ciência geográfica.

Caracterização dos Beneficiários:

O projeto integra a ação entre professores e alunos, seja na universidade, seja na escola fundamental. Assim como, o aluno enquanto tal, e como morador no bairro. Visa, também, analisar a interação com o exercício de seu conhecimento (do aluno) sobre seu espaço de moradia no entorno da universidade e na região da Cidade Alta de Juiz de Fora. Considera-se também promover uma avaliação qualitativa da formação e do exercício do professor de Geografia.

No tocante específico aos professores tanto os professores universitários formadores dos professores do ensino fundamental e médio terão seu perfil desenhado no sentido de analisar sua formação e atuação profissional.

Fundamentação Teórica:

O projeto parte do princípio que a Educação forma o cidadão. Ao mesmo tempo pressupõe que a formação do professor embasa uma contínua relação de ensino-aprendizagem.

Considera-se a questão específica do ensino da Geografia com um aporte crítico de experimentação espacial e fundamentação do conhecimento geográfico a partir do espaço vivido. O ensino e a aprendizagem busca o entendimento do lugar em que se vive: o espaço geográfico suas formas, funções e organização.

Sendo assim inicialmente é necessário o levantamento de categorias teóricas como espaço e território e suas derivações no tocante inclusive a sua formação histórica, sua composição social e seu arranjo espaço-territorial.

Uma meta inicial e importante diz respeito as especificidades da Geografia da Educação, ou seja, o cotidiano como dimensão cientifica e didática do aprender-ensinar Geografia. E neste processo, as generalização conceituais e teóricas diante do desafios da heterogeneidade dos lugares e espaços vividos. Comparar o teórico e o empírico será uma análise e um procedimento constante no processo da pesquisa cujas conclusões ainda serão alcançadas de acordo com o caminhar da metodologia de ação.

Uma outra perspectiva a ser incluída diz respeito a todo processo teórico-metodológico de compreensão a análise da Geografia Urbana. A organização interna das cidades e, principalmente, o conceito de bairro será fundamental na mediação entre a teoria da produção do espaço e a realidade empírica cujo recorte do espaço vivido será um confronto entre o conceito de bairro, a submissão oficial legal realizada pela prefeitura sobre o mesmo, e o entendimento por parte dos estudantes do seu espaço vivido enquanto território de moradia.

Assim teoria e conceitos deverão ser analisadas pelo seu “confronto” com o ensino e a aprendizagem frente a realidade vivida.

temos como objetivos específicos:

– analisar a distância e a proximidade entre o ensino, a prática de ensino e a realidade geográfica.

– avaliar a formação dos professores, a prática da atividade profissional e os desafios das condições arquitetônicas e sociais do ambiente escolar.

Para tanto se propõe como atividades:

– criar um fórum de discussão sobre aprender e ensinar Geografia entre professores universitários e professores do ensino fundamental.

– realizar atividades nos espaços públicos dos bairros da Cidade Alta, em especial os bairros Dom Bosco e São Pedro.

– realizar reuniões periódicas entre professores e alunos sobre avaliação das atividades e propostas de novas atividades.

Contatos:
Professora Maria Lucia Pires Menezes.  luciamenezes0308@gmail.com