Entre Professores e Alunos. A Geografia do Espaço Vivido da Cidade Alta de Juiz de Fora. (Programa Boa Vizinhança – Juiz de Fora)

Analisar e vivenciar a realidade da formação de professores e alunos do Curso de Geografia da UFJF em conjunto com professores e alunos do ensino público da Cidade Alta de Juiz de Fora. A interação entre pesquisa e extensão se dá em função da interação entre os conceitos e fundamentos da ciência geográfica em seu embasamento na formação profissional e na conseqüente realidade com suas limitações e potencialidades.

O projeto integra a ação entre professores e alunos, seja na universidade, seja na escola fundamental. Assim como, o aluno enquanto tal, e como morador no bairro. Visa, também, analisar a interação com o exercício de seu conhecimento (do aluno) sobre seu espaço de moradia no entorno da universidade e na região da Cidade Alta de Juiz de Fora. Considera-se também promover uma avaliação qualitativa da formação e do exercício do professor de Geografia.

No tocante específico aos professores tanto os professores universitários formadores dos professores do ensino fundamental e médio terão seu perfil desenhado no sentido de analisar sua formação e atuação profissional.

O Grupo de Trabalho é composto por:

Maria Lúcia Pires de Menezes (Orientadora)

ADRIANO DE AZEVEDO DA SILVA (Bolsista Voluntário)

FRANCISCO OROMI REINALDO DE SOUZA (Bolsista Voluntário)

ROMÁRIO HENRIQUES DE OLIVEIRA (Bolsista Voluntário)

WESILEY OLIVEIRA NASCIMENTO (Bolsista BIC)