UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Linhas de Pesquisa

Você está em: Linhas de Pesquisa

O LATES – Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais – foi criado em março de 2014 com o objetivo de congregar no âmbito da Faculdade de Economia e do Programa de Pós-Graduação em Economia – PPGE da Universidade Federal de Juiz de Fora pesquisas que procuram evidenciar questões econômicas e seus aspectos territoriais e setoriais. O LATES está centrado nas seguintes linhas de pesquisa:

 

Métodos Quantitativos Aplicados a Análise Setorial e Territorial

Estudos na área de Insumo-Produto (IP), Equilíbrio Geral Computável (EGC), Análise Multivariada, Econometria Espacial e Matrizes de Contabilidade Social. A linha de pesquisa busca tanto aplicar modelos pré-existentes à realidade brasileira como especificar novos modelos e aplicações. Os modelos são capazes de cobrir estruturas regionais e setoriais, por exemplo, com nível elevado de detalhamento podendo ser aplicados para analisar diversos problemas reais em economia.

 

Economia Regional e Urbana

Investigação de problemas socioeconômicos, com uma dimensão regional ou espacial, por meio de diversas combinações de métodos de pesquisa analíticos e empíricos. Questões mais detalhadas ao nível regional são consideradas como setores produtivos, famílias/indivíduos, investidores e unidades urbanas. Tipologias e especificações são traçadas a partir de aglomerações urbanas e das estruturas produtivas, de consumo, de investimento e de comércio exterior.

 

Economia da Energia e Meio Ambiente

Desenvolvimento de estudos teóricos e empíricos relacionados à energia como demanda, fornecimento, preços, as consequências ambientais do consumo e da produção, e políticas públicas que afetam estes temas e os seus efeitos ambientais. Outros temas abordados incluem a investigação da relação entre fenômenos econômicos e recursos naturais, tais como, produtividade agrícola, desmatamento, emissões, uso da terra e mudanças climáticas.

 

Economia dos Transportes

Desenvolvimento de estudos aplicados voltados para o setor de transporte de carga e de passageiros no Brasil, com ênfase na caraterização desses mercados nos demais setores da estrutura produtiva e nas análises de questões relacionadas à concorrência, medidas protecionistas e outras políticas de transporte que repercutem sobre os preços relativos, preferências das famílias, demais setores do sistema produtivo, rede de transporte e sobre a diferenciação das vantagens competitivas entre regiões.

 

Aspectos Regionais da Inovação e as Subáreas

Realiza pesquisas sobre os aspectos conceituais e empíricos da inovação em sua dimensão regional e urbana. Objetiva ampliar o conjunto de evidências empíricas nas seguintes subáreas: determinantes da inovação, impactos da inovação no crescimento e no desenvolvimento regional, mecanismos de transbordamentos espaciais do conhecimento tecnológico e formação e impacto das redes de inovação.

Laboratório de Análises Territoriais e Setoriais – LATES