Fechar menu lateral

Pesquisador do LATES investiga a distribuição espacial do setor logístico no Brasil

O pesquisador do LATES e discente do programa de Pós-Graduação em Economia da UFJF, Ademir Antônio Moreira Rocha, defendeu a sua dissertação de mestrado titulada: “Distribuição Espacial dos Serviços Logísticos no Brasil: Uma Contribuição Empírica à Nova Geografia Econômica”. Os principais resultados da sua pesquisa apontam para uma alteração do padrão locacional do setor logístico-industrial no Brasil ao longo do período analisado (2015-2065). Segue abaixo detalhes da defesa:

 

Título da dissertação: Distribuição Espacial dos Serviços Logísticos no Brasil: Uma Contribuição Empírica à Nova Geografia Econômica.

 

Banca de defesa:

Fernando Salgueiro Perobelli (Orientador)

Admir Antônio Betarelli Junior (Fiscal)

Suzana Quinet de Andrade Bastos (Fiscal)

André Luis Squarize Chagas (Membro externo)

 

Data: 19 de dezembro de 2017

 

Resumo:

O objetivo principal desse trabalho é investigar a distribuição espacial presente e de longo prazo do setor logístico no Brasil. Para tanto, busca-se com este estudo dar respostas aos seguintes questionamentos: i) como está organizado espacialmente o setor logístico no Brasil? ou melhor, há evidências de clusters logísticos? ii) qual a perspectiva de longo prazo desta organização? Para responder estas perguntas, este trabalho adota como núcleo teórico-metodológico as abordagens desenvolvidas em Fujita et al. (1999), Krugman (1991, 1998) e Krugman e Venables (1993, 1995), que tecem considerações sobre a localização e formação de aglomerações das atividades econômicas, a ponto de inaugurarem uma linha de pesquisa denominada Nova Geografia Econômica (NGE). O Modelo de Potencial Logístico (MPLog27) inspirado no Modelo Centro-Periferia de Krugman (1991) servirá como ferramenta analítica para verificar a espacialização de longo prazo do setor logístico. Os resultados apontam uma alteração do padrão locacional do setor logístico-industrial no Brasil ao longo do período analisado (2015-2065). As regiões Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), Centro-Oeste (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás), Norte (Pará e Tocantins) e Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe) ganham destaque em relação aos demais. Tal fato pode estar indicando um processo de convergência espacial da prestação de serviços logísticos voltados à indústria. Em contraste, parece não haver uma convergência espacial de acesso aos serviços logísticos voltados à agricultura. Neste caso, as forças atuam no sentido de conservação dos clusters já existentes nas regiões de Minas Gerais e São Paulo.

 

Palavras-Chave: Decisão Locacional; Clusters Logísticos; Nova Geografia Econômica.

 

foto1foto2

Defesa de dissertação: Ademir Antônio Moreira Rocha

Membros da banca: Prof. Fernando Perobelli, Prof. Admir Betarelli, Prof(a).  Suzana Bastos e Prof. André Chagas

Fotos LATES: Link