UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

GT-BAVi

Você está em: Projetos > GT-BAVi

Grupo de Trabalho de Busca Avançada por Vídeos baseada em transcrição de áudio, metadados, anotação semântica e recomendação

 

Possui como foco principal a ampliação e qualificação de informação a ser utilizada dos vídeos armazenados nos serviços da RNP, com a finalidade de facilitar a busca dos usuários e ampliar a visibilidade dos mesmos.

É de conhecimento comum o grande volume de tablets e smartphones vendidos no Brasil nos últimos anos. É possível também agregar a essa informação o fato das novas tecnologias de acesso à internet para dispositivos móveis (3G e 4G) estarem cada vez mais consolidadas e baratas, mesmo o Brasil estando atrasado na adoção dessas tecnologias e não ter preços tão convidativos. 

Algumas situações interessantes ocorrem a partir dessa tupla, dispositivos móveis e internet móvel, como o destaque da população brasileira na quantidade de usuários e no uso de diversos aplicativos, como Facebook, Instagram e WhatsApp. Em comum entre essas aplicações, a troca de mensagens, fotos e vídeos. Outro serviço muito utilizado no Brasil é o YouTube, onde são postados, por usuário do mundo todo, cerca de 300 horas de vídeo por minuto (http://www.youtube.com/yt/press/pt-BR/statistics.html).

Outros repositórios de vídeos também mostram um grande crescimento, mas todos eles apresentam um desafio em comum, como facilitar a busca por vídeos? Cada um adota estratégias diferentes, mas que basicamente envolve: cadastro de informações básicas (título, palavras-chave etc), metadados (principalmente no caso de Objetos de Aprendizagem), legendas, entre outras soluções.

Não distante desse cenário, a RNP também oferece diversos serviços relacionados a vídeo, essencialmente os serviços de Disponibilização de Conteúdos Digitais. Entre eles se destacam os serviços de Vídeo Sob Demanda e Videoaula@RNP, pois são baseado na disponibilização de vídeos previamente armazenados. Nesta vertente, alguns projetos fomentados pela RNP também poderão, em um futuro próximo e caso venham a se tornar serviços, lidar com vídeos armazenados (GT-VOA e GT-IpêTeVê). 

 Nesse cenário, a RNP também passa a ter os mesmos desafios dos repositórios de vídeo existentes na internet, essencialmente capacidade de armazenamento, banda de internet e processamento dos servidores para consumo e como facilitar a busca dos usuários no repositório. Uma das características dos serviços da RNP que armazenam vídeos, em relação aos repositórios de vídeo na internet, é o menor volume de vídeos inseridos por unidade de tempo.

 O GT-BAVi teve como pretensão atuar não só nas informações básicas de um vídeo (título etc.) e metadados, mas também na transcrição do áudio e posteriormente na análise semântica do mesmo. Isto foi feito para ampliar as possibilidades do usuário encontrar um vídeo que contemple sua busca ou para que mecanismos de recomendação possam gerar uma indicação mais adequada para aquele usuário. Sendo assim, o projeto é transversal a alguns serviços já existentes na RNP, ou seja, ele pretende colaborar com o processo de busca dos vídeos armazenados nesses serviços.

Financiadores: RNP

Inicio: 2016

Fim: 2018

Área de Pesquisa: Multimídia e Processamento de Linguagem natural 

 

Laboratório de Aplicações e Inovação em Computação