UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Projetos

Você está em: Projetos

Projetos em andamento

RecMEM (1)Criação de uma solução para coleta, indexação e recomendação de mídias educacionais para professores. Projeto desenvolvido em parceria com a startup BrainyIT Consultoria e Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

 

Avaliação automática de fluência de leitura

Criação de um sistema para avaliação da fala infantil e classificação da qualidade de leitura de crianças em fase de alfabetização desenvolvido por encomenda do CAEd/UFJF para ser aplicado em avaliações de fluência em 5 milhões de crianças anualmente no país. Portanto, o uso do sistema diminui o custo de contratação de mão de obra para avaliação desses áudios. A tecnologia do projeto é compartilhada aos Ministérios de Educação dos países membros do consórcio FLIP (França, Luxemburgo, Itália e Portugal).

 

Projetos concluídos

Desenvolvimento de um serviço de busca semântica de vídeos baseado em processamento da fala humana e uso de bases externas de conhecimento. Projeto desenvolvido por dois anos e meio em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e a Universidade Aberta do Brasil. Propriedade intelectual da UFJF e RNP e atualmente licenciado para uso pela TV on Demand Ltda.

 

Anotação automática de textos jornalísticos para o G1
Criação de uma solução para anotação semântica semi-automática de textos jornalísticos do G1 para melhoria da máquina de busca do jornal em 2013. A solução foi encomendada pela Globo.com com a finalidade de auxiliar os redatores na atribuição de metadados para as notícias de acordo com a ontologia (base de conhecimento) da empresa, aumentando a quantidade de metadados por texto e a qualidade desses metadados.

ipeteveO GT-IpêTeVê tem como principal objetivo o desenvolvimento de tecnologias baseadas em recomendações internacionais capazes de promover interoperabilidade em escala global ao potencial conteúdo multimídia da RNP e instituições associadas. IPTV é definido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) como serviço multimídia entregue sobre redes IP gerenciadas para suportar os níveis necessários de QoS/QoE.

Veja também: Avaliação automática de fluência de leitura, GT-BAVi, GT-RecMEM, GT-IpêTeVê.

Laboratório de Aplicações e Inovação em Computação