UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Apresentação

Você está em: Apresentação

O LAHPS, cuja criação foi oficializada em 2007, reúne pesquisadores efetivos da UFJF. Atuam diretamente no LAHPS nove professores permanentes do PPG História: Cláudia Maria Ribeiro Viscardi, Fernando Perlatto, Francisco Carlos Teixeira da Silva, Ignacio Godinho Delgado, Jorge Luiz Ferreira, Leandro Pereira Gonçalves, Odilon Caldeira Neto, Ronaldo Pereira de Jesus e Valéria Lobo. Ao laboratório encontram-se vinculados, atualmente, vários estudantes de distintos graus acadêmicos. O LAHPS promove periodicamente reuniões com os estudantes para debates, após a apresentação de pesquisa feita por investigadores convidados.

Em 2011, O LAPHS criou o Núcleo de História Oral e Memória (NOHM). Seu objetivo é o desenvolvimento de pesquisas que envolvam o trabalho com a memória e a história oral nas temáticas da história política e social. O Núcleo busca constituir um acervo de entrevistas, aberto ao público, que possa servir de base para novas pesquisas entre os graduandos e pós-graduandos da UFJF e de outras instituições que se interessarem. Suas temáticas de atuação são: Memória e Movimentos Sociais; Memórias da gestão pública; Memória dos Partidos Políticos; Cultura e Memória. O Grupo de pesquisa “Direitas, História e Memória”, através de uma parceria com o Núcleo de Estudos Contemporâneos (NEC/UFF) está sediado no LAHPS. 

Além disso, o Laboratório organiza anualmente o seu seminário interno, reunindo alunos da graduação, da pós-graduação, docentes e convidados externos, além de ter um projeto de extensão, intitulado “Cine LAHPS”, com a exibição de filmes vinculados à temática do trabalho.

Laboratório de História Política e Social